Esporte

Coritiba é o adversário mais tradicional do FC Cascavel

A fase de grupo da Taça Barcímio Sucupira Jr foi encerrada domingo e definiu os confrontos semifinais da primeira metade do Paranaense de Futebol 2019. Os duelos são FC Cascavel x Coritiba e Toledo x Operário.

Na última rodada, o time cascavelense entrou em campo já classificado para desafiar o Maringá, fora de casa, e foi derrotado por 2 a 1. Já o Coxa visitou o Operário em Ponta Grossa e empatou por 2 a 2. Com esses resultados, a Serpente Aurinegra avançou de fase como líder do Grupo A, com 11 pontos, seguido pelo Alviverde da Capital, com 10.

Assim, o FC Cascavel contará com o fator casa diante do Coritiba no jogo único da semifinal, que será neste domingo, às 17h, no Estádio Olímpico Regional - em caso de empate, a vaga na final será definida nos pênaltis.

Será o nono confronto entre as equipes em cinco anos, desde o acesso do Futebol Clube Cascavel à elite do Estadual, em 2015. Naquele ano, foram três confrontos, com três vitórias do Coritiba: 3 a 1 pela 1ª fase, em casa; 3 a 1 pelo jogo de ida das quartas de final, no Olímpico; e 2 a 0 no Couto Pereira pela volta das quartas.

Em 2016 o Coxa também levou a melhor no Alto da Glória: 4 a 0, pela 1ª fase. No ano seguinte, novamente as equipes se enfrentaram três vezes: empate sem gols na 1ª fase, no Olímpico; e duas goleadas dos coxas-brancas nas quartas de final, por 5 a 0 em Cascavel e 4 a 0 em Curitiba.

Já no ano passado, depois de sete jogos sem nenhuma vitória sobre o rival, o FC Cascavel conseguiu sua primeira vitória na história do confronto: 2 a 1, em casa, em jogo (foto) que encerrou a participação cascavelense naquele Paranaense, salvando o time do rebaixamento.

Modificado

Para o confronto com o Maringá, o FC Cascavel entrou em campo com a defesa bastante modificada em relação às últimas partidas. A começar pelo gol, com a entrada de Lucas no lugar de Fernando, uma substituição que já havia sido feita durante a rodada anterior, no segundo tempo do jogo com o Foz – Lucas foi expulso contra o Maringá e Orlando terminou o jogo. Na lateral esquerda, William Simões foi vetado de última hora e deu lugar a Elivelton, que havia sido titular em 2018. Já na zaga Hitalo Rogério ficou de fora e Nilson Jr atuou ao lado de Ítalo, enquanto na lateral direita João Carlos foi titular e Everton ficou como opção no banco de reservas.

Fala, Foiani!

A campanha do FC Cascavel, a melhor no Paranaense 2019, empolga o torcedor, que promete lotar o Olímpico no domingo contra o Coritiba. Já o técnico Paulo Foiani mantém os “pés no chão”: “vamos pensar no título após a semifinal. Nosso foco agora é nesse próximo jogo que teremos, diante de nosso torcedor. Fácil não vai ser, como não tem sido até agora. Não existe jogo fácil e contra o Coritiba também não vai ser, mas estaremos diante de nosso torcedor, então, é foco total e recuperar nossos atletas para que cheguemos com força máxima nesta semifinal”. Contra o Maringá, além de a defesa titular, os artilheiros do FC Cascavel, Ricardo Lobo e Tocantins, também não atuaram.