Agronegócio

Copacol: Uma cooperativa com 55 anos de história

Sócios fundadores, familiares, colaboradores e convidados da Copacol participaram de um momento especial que lembrou a história da cooperativa em 55 anos de trajetória.

Realizado na Aercol, em Cafelândia, o evento em homenagem às pessoas que foram importantes para que essa trajetória tivesse início, em outubro de 1963, com padre Luís Luise, reuniu centenas de famílias no último sábado.

Os cooperados Jacob Francisco Berkembrock, Romano Czerniej, Ildo Pascoali, Hylário Hellmann, Otávio Motter, Ângelo Voltolini, Gildo Dalcanale e André Wilibaldo Hanauer receberam em mãos as homenagens da Copacol.

Assim também todos os demais fundadores e cooperados que se associaram à Copacol até 31 de dezembro de 1963 foram representados por seus familiares e receberam homenagens e uma lembrança comemorativa pelos 55 anos.

Na oportunidade, todos os convidados relembraram um pouco da história do padre Luis Luise, fundador e o primeiro presidente da cooperativa, que foi determinante para a fundação da Copacol. Para representá-lo, o padre Manoel Aparecido Monteiro, da Congregação Consolata de Cascavel, participou do evento e também foi homenageado.

Os fundadores

Os discursos dos fundadores Romano Czerniej e Ildo Pascoali relembraram os primeiros passos da cooperativa, as dificuldades da época e o esforço de todos para que a Copacol continuasse firme em seus propósitos de desenvolvimento. Eles agradeceram pelas homenagens e parabenizaram os cooperados e colaboradores que mantêm viva a memoraria dessa trajetória.

Robson Leandro Mafioletti, superintendente da Ocepar, esteve no evento em homenagem aos fundadores e afirmou que a Copacol é referência em todo o País, por ser a pioneira na avicultura e na piscicultura.

“Sentimos orgulho por ver cooperativas como a Copacol que exercem o cooperativismo, geram desenvolvimento econômico e social para milhares de pessoas, que fatura quase R$ 4 bilhões por ano e produz alimento de excelente qualidade para o mundo todo. Isso é valorização da família e das pessoas, o resultado do trabalho de todos. Parabéns a todos que constroem esta história todos os dias”, afirma Robson.

Dedicação

O presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou a presença dos fundadores e seus familiares, que se dedicaram e não mediram esforços para construir o que a Copacol é hoje: uma das melhores cooperativas do Brasil. “Para chegar até aqui foram muitos desafios. Com muito trabalho e dedicação a nossa Copacol cresceu e se desenvolveu, e hoje celebramos juntos 55 anos de história. Temos a responsabilidade de continuar com o trabalho desses pioneiros para que possamos manter o desenvolvimento, dando a oportunidade para toda a região”, destaca Pitol.