Educação

Coordenador de Educação Física se torna árbitro internacional FIJ B

Vitor Cesar Moreira está apto a arbitrar lutas em todo o continente americano

A brilhante carreira do coordenador de Educação Física do Centro Universitário FAG, Vitor Cesar Moreira, no judô tem uma nova conquista. Ele se tornou árbitro internacional FIJ (Federação Internacional de Judô) B depois de ter realizado o exame no Open de Quebec, no Canadá, no último fim de semana. Com o novo título, Vitor está apto a arbitrar lutas em todo o continente americano.

Vitor é o 36º árbitro FIJ B do Brasil, tendo sido o único indicado do País a fazer o teste desta vez. Um lugar alcançado após uma longa escalada dentro do Judô. O esporte entrou na vida de Vitor ainda na infância e foi o que o encaminhou à graduação de Educação Física. "Em 1992, me tornei árbitro regional. Em 1994, assim que me formei, também conquistei o título de árbitro estadual", lembra. Não parou. São 25 anos dedicados à arbitragem do esporte, crescendo também como praticante do Judô: hoje, Vitor é faixa preta 5º DAN (5º grau de maestria após a faixa preta).

O teste consiste em uma prova de conhecimento prático tanto como árbitro central quanto árbitro de mesa. Tudo visto de perto por árbitros de renome mundial, que foram os avaliadores. "Isso para mim foi uma experiência única, vem coroar a minha dedicação em prol da modalidade. Foi um grande desafio fazer o exame em outro país, em outra língua e ser avaliado por uma banca internacional. Alguns dos maiores árbitros do mundo estavam lá e isso valoriza ainda mais a conquista", comemora.

O último degrau dentro da arbitragem do Judô é FIJ A, o que permite arbitrar lutas no mundo todo. Por enquanto, Vitor já pode estar como árbitro em lutas nos 34 países do continente americano. Estar quase no ponto mais alto possível era inimaginável lá atrás, quando ele começou. "Nunca pensei que pudesse alcançar isso. O Judô está completamente ligado à minha vida", encerra.