Cotidiano

Cooperativas organizam o Dia de Cooperar

Marechal Cândido Rondon – Com apoio da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), Cojem (Conselho do Jovem Empreendedor), Sesc, SAAE e prefeitura, um grupo de 11 cooperativas organiza o Dia de Cooperar 2018 – Dia C.

A ação, que se estende durante todo o mês de junho, com o Dia C no sábado dia 30, tem como frente de trabalho o fomento e a conscientização para o cadastramento de doadores de sangue.

A intenção dos realizadores, integrantes do Conselho de Cooperativas da Acimacar, Cercar, Copagril, Coofamel, Cooperagir, Cooperlindeiros, Cresol, Frimesa, Sicredi, Sicoob, Unimed e Uniprime, é incentivar, tanto seus colaboradores como a comunidade local, a se desprenderem do medo ou da falta de conhecimento sobre o que é ser doador e auxiliar a Associação Sangue Bom que já realiza a mobilização na cidade.

Além dos cadastros, a cooperativa prepara para o Dia C, na Praça Willy Barth, a partir das 9h, várias atividades com o intuito de movimentar o espaço e atrair os rondonenses. Serão oferecidas atividades recreativas, esportivas e culturais, Tenda da Saúde com exames para aferição de pressão, testes de glicemia (HGT) e cálculo de IMC e Tenda da Mateada.

“Ficamos muito felizes com todo o envolvimento das cooperativas e dos apoiadores para a realização do Dia C. Ano passado fizemos uma pequena ação como uma experiência e vimos que deu muito certo, embora tenha sido simples, mexeu tanto com as pessoas que pensamos em fazer algo maior ainda, para impactar os que não conhecem o Dia de Cooperar. Por isso, nos antecipamos com o lançamento e a organização das ações”, explica a vice-presidente de Cooperativismo da Acimacar, Sandra Serra.

“O objetivo é voltar nosso olhar ao Município e a quem precisa de ajuda. Este ano estamos vindo com tudo, abraçando a Associação Sangue Bom para fazer esse projeto crescer e continuar ajudando o próximo, tendo o cadastramento como carro-chefe das ações e manter as atividades no Dia C, em que temos um momento propício para as pessoas levarem suas doações.”

Força e União

O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, comemora a união das cooperativas para o trabalho em conjunto e conta porque a entidade também se une à causa. “Todo ano as cooperativas realizam suas atividades individualmente, mas o trabalho em conjunto gera ainda mais resultados. Como associação, achamos justo fazer a intermediação para ligar as cooperativas e fortalecer a ação. Nossa cidade é vista como modelo de cooperativismo na região, somos referência, logo, não poderíamos ficar de fora do Dia C”, pontua.

O presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, frisa que a ação representa o papel das cooperativas. “As cooperativas não pregam extremidades, nosso propósito é auxiliar e defender a comunidade, fazendo o que é justo e honesto, lutando por um país melhor. Dessa forma, convidamos a todos que se engajem nessa iniciativa e colaborem com o Dia C.”

Calendário oficial

Tramita na Câmara de Vereadores projeto de lei para incluir o Dia de Cooperar como um evento oficial no calendário do município, que deve ser sancionado ainda no mês de junho.

Cooperativismo

Unidas, as cooperativas rondonenses somam milhares de associados e bilhões de reais em faturamento. A atuação gera impacto positivo ao desenvolvimento da cidade, ajuda a movimentar a economia local, oferece empregos e por meio dos impostos faz retornar esses investimentos para a população em saúde, educação, esporte, infraestrutura e outros setores.

O Dia C é uma iniciativa da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que visa promover em conjunto, ações voluntárias na busca de um mundo mais justo e igual. A data também coloca em prática a essência do cooperativismo: multiplicar boas ações e transformar de alguma maneira a vida das pessoas e das localidades em que as cooperativas estão inseridas.