Educação

Cooperativa mirim inaugura sede própria em Toledo

Em Toledo, o cooperativismo é reforçado dentro das escolas municipais. Exemplo disso é o Projeto Cooperativa Escolar fomentado pela Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo incentivar a colaboração e a associação de pessoa com os mesmos interesses para obter vantagem em atividades econômicas.

A Escola Municipal Miguel Dewes, do Distrito de Dez de Maio, é a pioneira no projeto, que conta com o apoio do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

A Cooemide (Cooperativa Escolar Mirim Miguel Dewes) foi fundada em 2015. O objetivo da criação da Cooemide é o trabalho com cooperativismo. A Cooemide foi fundada com fins educativos, culturais, sociais e de lazer.

Quando fundada, a Cooperativa contava com 28 associados, hoje já são 36. São crianças de 9 a 14 anos que estudam na escola e aprendem sobre cooperativismo, formação em empreendedorismo, oratória, educação financeira, cerimonial e outras atividades.

Na ocasião, foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária, onde as crianças apresentaram os trabalhos da cooperativa, a eleição e a posse dos conselhos de administração e fiscal para o próximo ano.

A secretária Edna Heloisa Schaeffer destaca que o apoio da comunidade foi fundamental para que tudo isso acontecesse. “Com o espaço próprio haverá uma condição melhor de trabalho e diferenciado para essas crianças. Temos que agradecer a compreensão dos pais, da comunidade e da administração pelo apoio a essas ações”, salienta.

Na cerimônia de inauguração da nova sede participaram o prefeito Lucio de Marchi, a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional e presidente do Instituto Sicoob, Solange Martins, pais e responsáveis das crianças e a comunidade em geral.

A presidente da Cooemide, a estudante Gabriela Santos Andrade, agradeceu em nome de todos os associados e reforça que essa é uma atividade que muda a vida das pessoas. “A cooperativa muda a vida da gente. Estamos muito felizes com as atividades que foram feitas neste ano. Com o apoio dos professores e dos nossos pais estamos evoluindo cada vez mais”, informa.

O prefeito Lucio disse que Toledo é um bom lugar para se falar em cooperativismo e que a Cooemide é um local de referência em cooperar e empreender. "Aprender desde pequeno sobre esse assunto é reforçar a qualidade de aprendizagem na educação básica. Esse é um projeto que irá gerar bons frutos no futuro. Com essa nova estrutura as crianças terão mais benefícios, reforçando o objetivo do projeto”.

Estrutura da Cooemide

A estrutura da Cooemide foi criada há anos pela Prefeitura de Toledo, mas não estava atendendo a finalidade pela qual foi construída. Por meio de aprovação em audiência pública, foi decidido que ali seria a Sede da Cooperativa Mirim da Escola Municipal Miguel Dewes.

Em 2017 foi elaborado e inscrito o projeto de reforma da Cooemide no Concurso Nacional de Educação para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, promovido pelo Instituto Sicoob, e ele foi um dos oito selecionados no Brasil, recebendo um prêmio de R$ 10 mil.

O valor do prêmio foi aplicado na reforma da Sede, sendo a troca de telhas, reforma total de banheiros, troca e instalação da parte elétrica, colocação de forro de PVC, pintura e interna e externa.

Durante esses trabalhos foram momentos de colaboração por parte de pais, professores, Associação de Pais e Mestres e da Escola Municipal e Estadual, além da Coamo e Cooperados da Cooemide, no trabalho voluntário.