Policial

Contrabando via Correios

Com a fiscalização acirrada por conta das diversas operações que estão sendo desenvolvidas pelas forças de segurança na região Oeste, os contrabandistas estão usando um meio um tanto quanto audacioso para encaminhar seus produtos ilegais para outras partes do país ou mesmo receber o material ilícito.

Ontem, em mais uma ação da Receita Federal de Cascavel, 257 volumes de mercadorias foram apreendidas na Central dos Correios na cidade. Avaliados em mais de R$ 25 mil, dentro de embalagens que não causariam a menor suspeita estavam eletrônicos, aparelhos celulares, tapetes entre outros objetos que circulariam pelo país sem a comprovação de origem ou a geração de qualquer tipo de imposto.

De acordo com o auditor fiscal da Receita, Sérgio Barbieri, dois veículos foram apreendidos quando chegavam na unidade do Correios, localizada no centro de Cascavel, para despachar mercadorias. “É uma ação dos contrabandistas que estamos acompanhando de perto. Somente este ano já fizemos uma série de atuações no Centro de Distribuição e apreendemos diversas mercadorias que não poderiam ser transportadas porque não possuem a comprovação fiscal e o desembaraço aduaneiro”.

Escondidos

Em fundos falsos para evitar a fiscalização caso fossem apreendidos, os auditores localizaram dezenas de pacotes já prontos para ser despachados para várias capitais das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. “São os mesmos produtos que são apreendidos nas rodovias, em sua grande maioria eletrônicos e celulares, que pela proximidade com o Paraguai, por exemplo, são enviados para grandes centros”.