Cotidiano

Congresso internacional

 

Estão abertas as inscrições ao 2º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar de Cascavel que começa domingo (22) e segue até o dia 25 de julho no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Com 750 vagas, o evento promovido pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Paraná, junto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Cascavel), com a Itaipu Binacional e com o apoio do Ministério Público do Paraná, reunirá em nossa cidade os principais especialistas no assunto tanto do Brasil como do exterior.

O congresso é destinado a profissionais da Vara da Infância e Juventude, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, advogados, organizações não governamentais, estudantes e interessados na área e será dividido em palestras, debates e workshops práticos. As inscrições podem ser feitas no Portal do Município, no link https://bit.ly/inscricaoacolhimentocascavel, e têm um custo de R$ 200.

Convivência familiar

O juiz auxiliar da Corregedoria do Estado do Paraná, Sergio Luiz Kreuz, falará sobre o direito à convivência familiar da criança e do adolescente. Fundador e coordenador do programa de Família Acolhedora de Cascavel até 2016 é, sem dúvida, uma das principais autoridades no assunto, por ter implantado o maior programa da América Latina. É também o idealizador deste congresso.

A coordenadora do programa em Cascavel, a assistente social e professora Neusa Cerutti e sua equipe, compartilham a rica experiência sobre o serviço de acolhimento familiar e também o trabalho com famílias de origem e os caminhos para a reintegração familiar de crianças e adolescentes acolhidos.

Especialistas

Para apresentar experiências internacionais de acolhimento familiar e seus desafios, o Congresso traz este ano vários especialistas: da Espanha, a professora e pedagoga da Universidade de Barcelona, Maria Carme Montserrat Boada; o professor da Universidade de Sevilha, Jesus Palácios; de Portugal, o professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, João Paulo Ferreira Delgado; da Irlanda, o professor de Serviço e Política Social do Trinity College de Dublin, Robbie Gilligan.

Debate

Do meio jurídico participam do debate sobre o tema os juízes da Vara de Infância e Juventude de Cascavel, Fabrício Priotto Mussi; e da Vara de Uberlândia (MG), José Roberto Poiani. O papel do Ministério Público na fiscalização dos serviços de acolhimento familiar é o tema da palestra do promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude de Cascavel, Luciano Machado de Souza.

Foto: arquivo

Legenda: O juiz Sergio Kreuz será um dos palestrantes do congresso