Cotidiano

Confirmados 2 casos de Influenza

A 10ª regional de Saúde confirmou, na tarde de terça-feira (20), dois casos de Influenza em Cascavel neste ano. Um dos pacientes, diagnosticado com Influenza A H3N2, atendido em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), foi medicado e passa bem. O outro caso é de Influenza B, onde o paciente também foi medicado e não corre risco à vida. O sexo e faixa etária dos pacientes não foram informados. Especula-se que os dois casos sejam autóctones. 

Depois das duas confirmações, a regional faz um alerta. Há risco de surto da doença, principalmente de H3N2 no Brasil no próximo inverno, com o aparecimento de novos casos a partir de abril.

De acordo com o enfermeiro Daniel Loss, da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, o surto da doença pode ocorrer por conta da alta difusão do vírus nos Estados Unidos. Por lá, o subtipo H3N2 é o de maior circulação até o momento, inclusive entre crianças.

O chefe da regional em Cascavel, Miroslau Bailak, já havia antecipado este risco na saúde pública, informando ainda que a situação, caso de confirme, é mais preocupante do que se vive hoje com a febre amarela, que já fez 154 vítimas fatais, segundo o Ministério da Saúde.

Em todo o ano passado, Cascavel registrou seis casos de Influenza, um de H1N1 e cinco do subtipo A H3 sazonal, conforme aponta boletim da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde).

 

O que dizem

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada pela reportagem do Hoje News, mas não respondeu até o fechamento da edição. Segundo a Secretaria de Comunicação, os responsáveis estavam em serviço externo e só vão se manifestar hoje. A Secretaria Estadual da Saúde também foi procurada, mas não retornou.

 

Dengue sobe

Boletim epidemiológico da dengue, divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde, mostra que houve um acréscimo no número de casos confirmados da doença entre os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde. Ao todo, foram 46 confirmações – 43 autóctones e três importados. Entre as cidades que já tiveram algum caso da doença estão: Boa Vista da Aparecida (1), Cafelândia (7), Cascavel (14), Catanduvas (1), Corbélia (9), Jesuítas (2), Nova Aurora (2), Quedas do Iguaçu (1) e Três Barras do Paraná (9).