Cotidiano

Com dificuldade mediana

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio na cidade de Catanduvas, Eduardo Conte, veio ontem a Cascavel para o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Levou três horas para concluir a avaliação e acredita ter se saído bem. Ele almeja uma bolsa, integral ou parcial, no curso de Engenharia Civil, mas reconheceu que a prova de Matemática foi a mais difícil do dia e todas as disciplinas, segundo ele, apresentaram uma grau mediano de dificuldades. “Matemática estava bem difícil, mas hoje [ontem] estava menos complicado que no domingo passado quando teve a redação. Eu usei todo o tempo disponível para fazer a prova aquele dia e agora consegui sair às 16h30”, avaliou.

A também estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Cássia Marafon, está bem confiante. Ela vai usar a nota do Enem para tentar uma vaga em uma universidade pública para o curso de Direito. “Para mim que sou da área de humanas, achei a prova de exatas um tanto difícil, mas de modo geral, o grau de dificuldade foi mediano, principalmente Química e Física. Mas acho que dá para passar”, comemora antecipadamente.

Além de cursar o último ano do Ensino Médio, ela conciliou os horários de estudos com um cursinho gratuito oferecido pela Unioeste. “Me preparei em escola pública, cursinho gratuito e quero conquistar uma vaga em uma universidade pública. Tomara que eu esteja bem preparada para isso”, destacou ao lembrar que fez a prova no ano passado como treinamento e alcançou pontuação acima dos 700 pontos.

Enem em dois domingos

Pela primeira vez o Enem é feito em dois domingos diferentes. No primeiro foi a redação e a prova de linguagens. Ontem a avaliação correspondeu à prova de exatas. O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior e a porta que dá acesso a bolsas de estudo integrais ou parciais nas instituições privadas.