Esportes

Com 83 medalhas, Paraná termina em segundo lugar

Curitiba – O esporte escolar paranaense foi um dos protagonistas da edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude, o principal evento de esporte educacional do Brasil. O Paraná foi segundo colocado no quadro-geral de medalhas da competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil e encerrada no fim de semana em Natal (RN).

Formada por 260 alunos-atletas e 32 técnicos, que representaram 119 instituições de ensino, provenientes de 40 cidades e 25 Núcleos Regionais de Educação de todo o estado, a delegação ficou atrás apenas de São Paulo.

As disputas pela primeira reuniram as categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos no mesmo evento. O quadro-geral, portanto, é referente à soma das medalhas em ambas as faixas-etárias.

Das 83 medalhas paranaenses, 21 vieram do atletismo, modalidade que teve direito a sete ouros, incluindo a quebra de recorde alcançada por Matheus Aparecido de Barros, aluno do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, de Paranavaí. Ele venceu no lançamento de disco com novo recorde na prova, de 60,49m. A nova marca na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos foi ainda maior que o recorde da categoria 15 a 17 anos, a qual pertence a outro paranaense: Vitor Gabriel Motim, com 59,49m.

Natação

Outro número expressivo de medalhas foi alcançado na natação, modalidade que por 21 vezes viu a bandeira paranaense no pódio. Destaques para Gustavo Francisco Saldo, Eduarda Gessi Gobbo e Melissa Alves Gulmini, respectivamente de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, com três medalhas cada. Uma das caçulas de toda a delegação, com 12 anos completados em agosto, Melissa foi a grande revelação dos Jogos, conquistando o ouro nos 50m e 100m peito, além do bronze no revezamento 4x50m medley.

GR e badminton

Na ginástica rítmica, a cascavelense Kauane Zanettin Paes, aluna da Escola Sagrada Família, foi destaque com três ouros e uma prata, conquistando quase a metade das 10 medalhas do Paraná na modalidade. Já no badminton o destaque foi Willian Guimarães, aluno do Colégio Estadual Dario Vellozo, de Toledo, responsável por três das seis medalhas paranaenses na modalidade em Natal.

Coletivas

Dentre as modalidades coletivas, destaque para o ouro conquistado no handebol masculino pela equipe do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, de Londrina. Destaque também para as medalhas de prata alcançadas no basquetebol e futsal feminino, respectivamente pelas equipes do Colégio COC/ Semeador, de Foz do Iguaçu, e do Colégio Estadual Attílio Fontana, de Toledo.