Esportes

Clássico da Soja será tira-teima em Toledo

Cascavel – De um lado, a Serpente. De outro, o Porco. Dois animais que simbolizam um pouco da história e da identidade de Cascavel e Toledo. Em comum, as duas cidades do Oeste do Paraná carregam outro símbolo: o grão que representa boa parte da movimentação econômica dos municípios e leva o nome de ambos para longe, a soja. Essa característica batizou os confrontos esportivos de Cascavel e Toledo como “Clássicos da Soja”.

Mesmo em diferentes modalidades e em diversos momentos, a rivalidade permanece. No futebol, a história começou lá atrás quando os municípios ainda eram representados por outros times. Mudam-se as nomenclaturas, as gestões, as camisas, mas o espírito competitivo que mexe com os dois lados não se altera. Desta vez, Cascavel, representada pelo Futebol Clube Cascavel, e Toledo, representada pelo Toledo Esporte Clube, vão estrear no Campeonato Paranaense 2018 logo de cara com essa disputa historicamente cheia de expectativa.

A primeira vez que os dois times se enfrentaram foi na Segunda Divisão de 2011. Já na primeira divisão, esse vai ser o terceiro duelo. Na elite do futebol do Paraná, o primeiro confronto entre eles foi em 2016, com vitória do Toledo por 3 a 0, em casa. Já em 2017, quando voltaram a se enfrentar, o time cascavelense levou a melhor por 2 a 0, jogando na casa do adversário.

Agora, neste domingo ocorre o tira-teima no Estádio 14 de Dezembro, às 19h, pela primeira rodada do Paranaense 2018. O jogo é esperado com muita ansiedade pelos elencos de FC Cascavel e Toledo EC.