Cotidiano

Cidades Sustentáveis lançam metas para 2018 no oeste

Foz do Iguaçu – Representantes de 33 municípios da região oeste participaram de treinamento oferecido pelo Programa Cidades Sustentáveis – fruto de um convênio entre Itaipu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu – no Parque Tecnológico Itaipu. Eles fizeram a oficina Inserção dos Indicadores Básicos e Regionais do Programa Cidades Sustentáveis.

O convênio, retomado neste ano, traz novos desafios. Entre eles está buscar a adesão dos 54 municípios da área de abrangência de Itaipu (53 municípios paranaenses e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul). Nesse primeiro encontro, os técnicos municipais tiveram um panorama do programa e seus propósitos. Os gestores também aprenderam a alimentar a plataforma cidadessustentaveis.org.br com indicadores dos seus municípios e a utilizar ferramentas da plataforma, segundo diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, e gestora do programa, Sandra Finkler.

Zuleica Goulart explica que o principal objetivo é instrumentalizar os gestores para um melhor planejamento e gestão, auxiliando a administração pública municipal a definir prioridades de governo, metas qualitativas e quantitativas, prazos e compromissos.

A partir de agora, o trabalho é com eles, os gestores municipais, que saíram bastante motivados do treinamento. Para a secretária da Fazenda de Iracema do Oeste, Daiane Lemos, o treinamento consolida não apenas a técnica operacional de trabalhar com a Plataforma Cidades Sustentáveis, mas também motiva os municípios a consolidarem seus indicadores para utilizá-los em prol de ações estratégicas. “É muito importante termos um mapa do nosso município, expondo todas as áreas de desenvolvimento, da saúde infantil até a mobilidade urbana, da educação ao agronegócio. Tudo serve de ferramenta para o gestor municipal direcionar suas ações”, explica Daiane.

Uma dessas ferramentas citadas por Daiane Lemos é o Mapa da Desigualdade Social, cuja construção é uma das metas do programa. A ideia é fazer o mapa na região de maneira que sejam evidenciadas potencialidades, mas também as carências específicas, para que as ações sejam focadas no enfrentamento. O modelo, já aplicado em outras regiões do Brasil, tem sido a referência para implantação de medidas de combate e implantação de políticas públicas.

Outro objetivo para os gestores trabalharem no Programa Cidades Sustentáveis é a elaboração do Plano de Metas dos municípios a partir dos indicadores existentes. “O Plano de Metas nada mais é do que um meio prático de utilizar as ferramentas em prol da comunidade”, sintetiza Zuleica.

Para pôr em prática tanta atividade, serão realizadas oficinas regionais com os técnicos e gestores, além de uma sensibilização dos dirigentes.