Política

Cida negocia empréstimo no Banco Mundial ao PR

Washington – A governadora Cida Borghetti se reuniu nessa segunda-feira (16) com a diretoria do Banco Mundial, em Washington, para discutir o cronograma final das ações relacionadas ao empréstimo da entidade ao Estado e negociar um novo empréstimo internacional.

A governadora e o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, foram recebidos na sede do banco pelo gerente de setor público e instituições para América Latina e Caribe, Roberto Taliercio, pelo gerente do projeto multissetorial para o desenvolvimento do Paraná, David Zucchini, e pelo especialista em setor público Roland Clarke.

“Estamos caminhando para finalizar um processo muito exitoso, com a redução da mortalidade materna e infantil, ampliação dos investimentos nas escolas, apoio aos produtores rurais, modernização dos licenciamentos ambientais, capacitação dos servidores e fortalecimento da prevenção de desastres”, afirmou a governadora.

“São resultados que nos capacitam a solicitar a ampliação da parceria com o Banco e a inclusão de novas metas e programas com o foco no desenvolvimento regional”, acrescentou.

O gerente de setor público e instituições para América Latina e Caribe, Roberto Taliercio, afirmou que o Banco tem interesse de desenvolver um novo projeto junto ao Governo do Estado e usar o Paraná como modelo. “Estamos impressionados com os resultados alcançados e entendemos a importância de exportar as experiências para outros Estados no Brasil e na região”, disse.

O secretário Silvio Barros afirmou que a expectativa é de que todas as metas sejam cumpridas antes da data de encerramento do projeto.

Áreas de interesse

Entre as áreas de interesse desse novo projeto estão inovação, aumento da eficiência da máquina pública, educação e primeira infância, habitação, melhoria de renda, sustentabilidade e a consolidação da regionalização da saúde.

Uma das principais metas é o fortalecimento da Rede Paraná Urgência, que foi implantada em 2012 e vem otimizando os serviços de urgência e emergência ambulatoriais, pré-hospitalares móveis terrestres e aéreos, e hospitalares.

Entre as ações planejadas para serem executadas com o novo empréstimo estão melhorar a gestão de hospitais públicos municipais e estaduais, ampliar o financiamento para o custeio de hospitais públicos, incorporar novas tecnologias para os agentes comunitários, implantar o prontuário eletrônico em todo o Estado e promover cursos de capacitação para os servidores.

Resultados

Com o suporte do Banco, o Estado realiza o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná com recursos internacionais. O projeto tem financiamento de US$ 350 milhões para investimentos em nove programas envolvendo saúde, educação, meio ambiente e agricultura. Entre eles o Mãe Paranaense, a Rede de Urgência e Emergência, o Prorural e o Renova Escola.

Ao todo, já foram desembolsados cerca de US$ 300 milhões, o equivalente a 86% do valor total contratado. O contrato foi assinado no fim de 2013 e a previsão de encerramento é novembro de 2019.