Educação

Chefes de setores da Unipar têm treinamento sobre Liderança

Conhecimentos da administração e da psicologia foram compartilhados, na programação da DEGRT

Cascavel – Um bom trabalho começa por uma equipe afinada, o que inclui habilidades técnicas, pró-atividade, conhecimento, compromisso, respeito e muitas outras características. Para refletir sobre esse conjunto de ideias que compõem a liderança, a Universidade Paranaense – Unipar reuniu seus chefes de setores em um treinamento, promovido pela Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas, em Cascavel.

Foi uma tarde de troca de conhecimentos, motivação e confiança. A abertura das atividades foi com a coordenadora do curso de Administração, professora Adriane Uecker, que explanou sobre tipos e estilos de liderança, traços de personalidade, diferenças entre equipe e grupo, e entre chefe e líder. A administradora questionou, ainda, o que as empresas precisam, permitindo a cada um pensar sobre o sua prática dentro do ambiente corporativo, como conduzir pessoas e situações e como ser conduzido.

Na palestra, destacou também as características de liderança e afirmou que os melhores resultados se dão ao trabalhar em equipe. “Liderança não se impõe, se conquista”, defendeu, valorizando a importância de inserir e mudar comportamentos das pessoas pela forma de dizer e não pelo cargo que ocupa.

O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, também contribuiu. O administrador propôs dinâmica com foco na postura do líder, que deve transmitir confiança aos liderados.

Com esse intuito, de investir na gestão de pessoas, em desenvolvimento de práticas inovadoras e em um ambiente organizacional acolhedor, os colaboradores também participaram de uma vivência, proposta pela docente e psicóloga Geysa Apel. A atividade envolveu liderança, relacionamento interpessoal e comunicação, possibilitando compreender na prática a importância do papel do líder nos resultados, evidenciando, principalmente, as habilidades do líder, como ter uma boa comunicação – clara, objetiva e simples, além de persuasão e competências técnicas.