Cotidiano

Chave para o desenvolvimento

A sociedade como chave do desenvolvimento: este é o entendimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Cascavel presidido hoje pelo também presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial) Edson Vasconcellos.

Ele reforça que não se pode mais ficar na dependência, única e exclusiva, do poder público e o que tem se visto é o maior engajamento da sociedade organizada, mas que ele ainda precisa ser intensificado. “Uma das primeiras coisas que entendemos ao longo dos últimos anos é que a sociedade organizada precisa e está sendo muito mais participativa. É um reconhecimento de que todo crescimento não deve passar apenas pelo poder público, mas também pelas boas práticas e os hábitos sociais de empresas, famílias e da sociedade em um âmbito geral”, reforça.

Mudanças comportamentais

Para Vasconcellos, só se pode pensar e projetar uma Cascavel para 20, 30 ou 50 anos se houver esta inteiração altamente participativa, juntos e consonantes. “Precisamos ter visões para o futuro com políticas públicas focando numa mudança de comportamento social. Na política educacional, do empresário cuidando mais da saúde do seu colaborador para lá na frente não ter que tratar da doença”.

Para Edson, quando se fala de desenvolvimento econômico, deve-se pensar em um conjunto de oportunidades que conduzem a isso. “Este movimento se planeja e se executa com envolvimento da sociedade e com a infraestrutura necessária. Isso trará mais oportunidade à cidade, como indústrias, investidores. Assim podemos planejar o nosso crescimento responsável e colocar a região no mapa da facilidade de acesso e nas vantagens para se investir”, considerou.

Educação inovadora

Além do envolvimento massivo da sociedade, para o Conselho está muito claro, que a educação precisa ser projetada pensando num futuro cada vez mais interativo e tecnológico. “A educação precisa dar um passo adiante e se tornar digitalizada, com ferramentas que preparem a sociedade para este futuro tecnológico, as mudanças são cada vez mais rápidas e precisamos nos conectar à inovação, termos ambientes inovadores. A tecnologia anda hoje, lado a lado com o desenvolvimento e a inovação. É um caminho sem volta”.

Uma Cascavel mais igual

Para Edson Vasconcellos, se conceitos como estes forem consolidados, em um futuro muito próximo existirá uma Cascavel mais igualitária e não será a “política que fará a sociedade, mas a sociedade que transformará a política”. “Isso também depende do amadurecimento das entidades, da consolidação do setor produtivo gerando emprego, renda e a palavra-chave: desenvolvimento e mais desenvolvimento”.