Política

Cettrans à beira da extinção

 

O prefeito Leonaldo Paranhos elevou o tom contra o “corpo mole” de alguns agentes de trânsito e disse que “provavelmente” a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) será mesmo extinta. A declaração foi dada após reunião com o presidente da Companhia, Alsir Pelisaro e o diretor Pedro Silvério.

Na quarta-feira (21), Paranhos já havia afastado o diretor de Operação de Trânsito José Valdecir Martins. Por conta disso, ontem houve uma espécie de mobilização dos agentes que protestaram. Muitos deles não saíram às ruas e fizeram apenas trabalhos internos.

O motim dos agentes irritou ainda o mais o prefeito que os ameaçou com demissão. “Os agentes que não trabalharem serão demitidos. Essa é a nossa orientação para a direção da Cettrans. Não há razão para paralisação. Fazer mudanças é uma prerrogativa do prefeito e da direção da Companhia e absolutamente normal em uma administração. Cansei de pedir mudanças de comportamento que não ocorreram. O servidor não foi punido ou exonerado. É apenas uma troca no comando do setor”, declarou.

Futuro da Cettrans

Ainda segundo o prefeito Paranhos, o afastamento do servidor não tem absolutamente nenhuma relação com decisões quanto ao futuro da Cettrans e sua possível extinção ou não. “Provavelmente faremos opção pela extinção e a transformação da companhia em uma autarquia de trânsito, mas quanto a isso vamos cumprir rigorosamente com o compromisso enviado à Câmara e já acordado com os servidores, de dar prazo de um ano para estudos e avaliação do que pode ser feito”.

O presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, informou que ainda não foi definido um nome para substituir o servidor afastado. Segundo ele, “provisoriamente o setor fica sob a responsabilidade do diretor da Companhia, Pedro Silvério, até que outro servidor seja designado para a função”.

Humanizado

Paranhos destacou que a administração cobra um trânsito humanizado e que os agentes são parte fundamental para isso. “Mas, precisam ter uma postura ativa, de envolvimento com o trânsito e não de meros expectadores”. Segundo a prefeitura, a reunião de ontem já estava agendada e não foi motivada pela exoneração do servidor que deverá voltar à função de agente de trânsito.

Foto: Arquivo

Legenda: Valdecir Martins foi exonerado da função de diretor de Operação de Trânsito e agentes protestaram ontem