Educação

Centro FAG inaugura Centro de Empreendedorismo

Convênio oportuniza conexões entre acadêmicos e o mercado de trabalho

O Centro de Empreendedorismo Start FAG é uma das novidades para os acadêmicos do Centro Universitário FAG para 2019. O novo espaço é um dos frutos do Convênio de Educação Empreendedora entre a FAG e o Sebrae/PR.

Localizada no Bloco 4 da Instituição, a sala busca incluir conteúdos com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. A ideia é que as atividades desenvolvidas possam estimular a aproximação da academia com as empresas e a comunidade para fortalecer o ecossistema empreendedor.

O espaço foi inaugurado na última semana. Ele funcionará como uma pré-incubadora de ideias, para criar conexões entre a Instituição de ensino e o mercado de trabalho. “A proposta é que os Centros possam se transformar em agências de inovação, onde, futuramente, alunos e professores poderão prestar serviços a empresas e instituições, contribuindo para a sustentabilidade dos projetos, do espaço e da própria instituição. O Centro é um dos resultados mais importantes que um Convênio pode deixar: termina o convênio, mas continua o espaço. A proposta do espaço foi de que ele fosse dinâmico, com os móveis que podem ser dispostos de maneiras variadas, com as paredes permitem aplicação de quadros com Metodologias Ativas. Enfim, tudo aqui foi pensado para que realmente aconteça um fomento das ideias e da criação de projetos, para que cada vez mais possamos inovar”, explica a consultora do Sebrae/PR Nara Pick.

O Centro de Empreendedorismo será coordenado pelo professor Eduardo Madureira. “Acontecerão eventos para aproximar os alunos do mercado de trabalho. A Coopex (Coordenação de Pesquisa e Extensão) vai começar a lançar editais para a participação de acadêmicos de todos os cursos, com apoio das graduações em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação”, detalha.

Márcio Galvão é graduado em Administração, pós-graduando pela FAG e participante do Startup Garage, outra ação desenvolvida em conjunto entre a FAG e o Sebrae/PR. Ele elogia o novo espaço, que vai fortalecer a missão empreendedora da instituição. "É um espaço maravilhoso, ambiente amplo, quebra a barreira de paredes e oportuniza a troca de ideias. Considerei muito interessante. É um espaço convidativo para a criatividade", enfatiza.

O professor Eudiman Heringer já começa a arquitetar atividades para o próximo semestre letivo no local recém-inaugurado. "Já imagino dividir os alunos nessas bancadas, planejando como seria o sistema logístico de determinada empresa. Também é possível trabalhar com o Planejamento Estratégico. A prática aliada à teoria vai trazer uma explosão de conhecimento para esses alunos", complementa.