Cotidiano

Cemitério tomado pelas formigas

Nem na morte as terríveis formigas cortadeiras dão sossego aos seres humanos. Pelo menos é isso que acontece no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Guarujá, região oeste da Cascavel. Formigueiros enormes tomam conta dos túmulos e o chão parece móvel de tantos insetos que caminham no local.

O superintendente da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), José Roberto Guilherme, informou que já tem conhecimento do problema com as formigas cortadeiras e a empresa Ecotrat foi contratada para fazer o controle de pragas de todos os cemitérios, capelas e sedes da Acesc. “A empresa já está trabalhando, esperamos que com o inverno diminua a quantidade de formigas. A empresa vai intensificar o controle e assim tentar acabar com as cortadeiras”, diz. O valor pago à Ecotrat é de R$ 3,1 mil mensais.

Além desse controle, a empresa Biosfera Ambiental recebe cerca de R$ 26 mil por mês para fazer a limpeza, manutenção, poda das árvores e corte de grama dos cemitérios de Cascavel. Tanto a Biosfera, como a Ecotrat, possuem um contrato de 12 meses.

Objeto curioso

Uma questão curiosa é que, em um terreno do Cemitério Jardim da Saudade, há uma betoneira que já está com os pés enterrados e a grama cresce a sua volta e do lado dela há uma cruz. O administrador da Acesc informou que ela será retirada do local.

Túmulos abertos

A quantidade de túmulos abertos no Cemitério Jardim da Saudade chama a atenção. Alguns ainda estão até com a placa nominal do indivíduo que estava sepultado.

O diretor da Acesc, José Roberto, disse que os restos mortais que estavam nas sepulturas foram retirados dos terrenos, pois os familiares não fizeram a renovação de cinco em cinco anos junto à Acesc ou por serem de indigentes. Nesses casos os ossos são remanejados para um ossário no próprio cemitério e os túmulos ficam abertos até a chegada de novos corpos.

Sem muro

Na questão da segurança, há muros somente nas laterais e na frente do cemitério, deixando o fundo sem proteção. O superintendente José Roberto repassou que haverá uma licitação para esse segmento, mas por enquanto não pode passar mais detalhes, pois o processo ainda será publicado.