Esportes

Cascavel no pódio dos Japs

O domingo foi de encerramento das primeiras modalidades nos Jogos Abertos do Paraná, em Apucarana, dando início a contagem geral de pontos que definirá a cidade campeã geral da competição. As modalidades de atletismo, ginástica rítmica, judô, caratê e natação fecharam as disputas.

“Estamos vendo os resultados positivamente até agora, principalmente porque muitas equipes, ou atletas, tiveram dificuldades em fazer as captações de verbas necessárias e poder focar exclusivamente nos treinos. Mesmo assim, na hora da disputa, todos estão se empenhando em fazer o melhor, e até ficando acima da nossa expectativa inicial”, destacou o diretor de esportes do município, Léo Mion.

A ginástica rítmica foi uma das modalidades que mostrou superação com medalhas, obtendo o segundo lugar geral mesmo tendo sido obrigada a deixar o seu local de treinamento no início do ano. Um dos destaques foi a ginasta do Tuiuti Samara Sibin, a melhor atleta da competição com três medalhas de ouro, sagrando-se campeã individual geral e nos aparelhos arco e maças.

Também com três medalhas de ouro, Ana Carolina Lucietto foi o destaque da natação cascavelense. Ela se despediu com vitória na prova dos 1500m livre depois de ter vencido os 800m livre e os 200m costas. Os resultados de Ana ajudaram Cascavel a terminar na quarta posição geral. No masculino, foram várias dobradinhas cascavelenses. Bruno Conti e Matheus Formighieri foram os melhores na prova dos 200m costas. Regis Muller e Rafael Silverio garantiram as posições mais altas do pódio na prova dos 800m livres, deixando a equipe com o terceiro lugar geral.

Mais modalidades

O vôlei de praia masculino também se destacou. A dupla formada por Felipe Queiroz e Rafael Barbieri garantiu classificação para as semifinais, e nesta segunda-feira tenta a conquista da medalha de ouro.

No atletismo, um dos destaques foi Keren Cristina Giacobo da Silva, que ganhou medalha de ouro no lançamento do disco, com 33 metros; e no arremesso de peso. No geral, o time feminino ficou com o sexto lugar, enquanto o time masculino, que teve Ademir Ramos como destaque, com uma medalha de bronze nos 10.000m, no sábado, foi o quinto colocado na classificação por geral.

O ciclismo surpreendeu na prova do Contrarrelógio Individual. Marco Aurélio Santos ganhou medalha de prata, a primeira da modalidade para Cascavel. O ciclismo será disputado até amanhã.

No judô o destaque ficou com Eduardo Samuel Ruzzo, que ganhou duas medalhas, uma de prata (Absoluto) e outra de bronze (Leve). Mas foi Juliana Kachenski quem conseguiu o único ouro do dia, na categoria Ligeiro. Tanto a equipe feminina quanto a masculina terminaram em sexto lugar.

Outra modalidade já encerrada, o caratê feminino de Cascavel conquistou o terceiro lugar na classificação geral, com destaque para a medalha de prata na disputa do Kata por equipes. Já o time masculino terminou com o oitavo lugar.

Coletivas

Nas modalidades coletivas, Cascavel estreou com vitória de virada no futebol, diante do Guarapuava: 3 a 1. Nesta segunda-feira, o adversário será Toledo, a partir das 15h30. O handebol masculino está perto de assegurar sua passagem para as quartas de final depois de assegurar a segunda vitória na competição. Desta vez, o time venceu Bom Sucesso, por 27 a 15 – havia vencido Apucarana por 45 a 13 na estreia. Já a equipe de bocha derrotou Foz do Iguaçu e Guarapuava e também está nas quartas de final.