Cotidiano

Cascavel completa 67 anos como a 23ª melhor do Brasil e a 3ª no Paraná "para fazer negócios"

Cascavel tem mais um excelente motivo para comemorar este aniversário. Chega aos 67 anos no dia 14 de novembro classificada como a 23ª melhor do Brasil "para se fazer negócios" entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, deixando para traz pelo menos sete capitais brasileiras em estudo recente produzido pela Urban Systems para a Revista Exame, que analisou fatores sociodemográficos, econômicos, de saúde, educação, infraestrutura, financeiro e o transporte de 310 municípios para definir o ranking.

No Paraná, nove cidades foram classificadas. Cascavel está em terceiro lugar, ficando atrás apenas da capital, Curitiba, e de Maringá, e à frente de Londrina, Toledo, Umuarama, Araucária, Guarapuava e Foz do Iguaçu. Em um ano Cascavel subiu 17 posições; em 2017, ocupava a 40ª posição neste mesmo ranking.

"É um grande prêmio. Estamos avançando, gerando emprego e renda e dando um salto significativo em importantes áreas que impactam o desenvolvimento econômico e social, atraindo os investidores. O empreendedor está cada vez mais acreditando na nossa cidade. Ele perdeu o medo de investir aqui", avalia o prefeito Leonaldo Paranhos.

Anualmente a Urban Systems faz o estudo que é publicado pela "Exame". Ele é focado em regiões do País com maior oportunidade de crescimento, considerando condições e infraestrutura disponíveis. Os 310 municípios analisados representam 70,4% do PIB Brasileiro; 62,1% das empresas; 72,6% dos empregos formais e 56,5% da população brasileira.

O Ranking das "Melhores cidades para fazer negócios" é calculado por meio da metodologia de análise estatística chamada IQM®, ou seja, Índice de Qualidade Mercadológica, que "é construído quando o objetivo é prospectar e hierarquizar as melhores áreas potenciais para investimentos, segundo a revista.

De acordo com a publicação, "o objetivo do Índice Mercadológico é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais. O cálculo permite que se parta de valores específicos de cada informação que variam em natureza, complexidade e unidades de medida, para se chegar a valores ponderados que podem ser analisados em uma mesma equação".

Uma cidade inovadora e proativa

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Soares de Andrade, Cascavel é uma cidade proativa e voltada à geração de emprego e renda, que tem atraído cada vez mais investidores pela demonstração clara de uma gestão pública séria, comprometida e transparente, que soma com uma geração de empresários que espera o apoio de um município que dê credibilidade aos investidores.

Agroinovadora, cresceu com boas safras e com o aumento da produção, a partir do melhor aproveitamento da matéria-prima; polo cultural e educacional desde o ensino fundamental até a formação do doutor, conta com pelo menos 35 mil estudantes nas universidades; paralelamente, é referência na formação de mão de obra especializada e técnica, com a participação efetiva do Município capacitando a população nos territórios com cursos profissionalizantes.

Segundo polo de saúde do Estado, Cascavel conta com serviços médicos e de diagnóstico de referência para o Brasil.

Em comparação com grandes centros, a cidade oferece atrativos como mobilidade no trânsito e acesso logístico, poder de compra acessível, limpeza pública como a segunda melhor do Brasil e qualidade de vida.

"Temos uma população formada por gente de espírito empreendedor e inovador e uma administração sintonizada com as diretrizes e propostas daqueles que querem crescer e empreender. Tudo isso oferece uma visão excelente para o empreendedor", avalia João Alberto.