Cotidiano

Câmpus da UFPR inaugura nova sede nesta quarta

Toledo – A UFPR (Universidade Federal do Paraná) inaugura nesta quarta-feira (21) a nova sede do Câmpus Toledo. A solenidade será às 10h, com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O prédio possui dois blocos interligados e três pavimentos. Inicialmente, serão ocupados 4,6 mil metros quadrados, que abrigam salas de aula, laboratórios, centro de simulação e outras unidades didáticas.

A diretora do câmpus de Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que a nova sede trouxe um ganho de qualidade significativo ao Câmpus e ao curso de Medicina. “O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela UFPR e atende todas as especificidades de um curso de Medicina moderno e inovador”.

Com a obra, a área do Câmpus Toledo alcançará 9 mil metros quadrados, planejados com a participação de estudantes, docentes, gestores e profissionais de arquitetura e engenharia da instituição. A sede está ativa desde o início do ano letivo de 2018. Cinco turmas do curso de Medicina, totalizando 150 alunos, utilizam o espaço.

Parceria privada

A construção do novo prédio da Faculdade de Medicina da UFPR é realizada por meio de recursos do empresário Luiz Donaduzzi.

A sede é o primeiro empreendimento do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociência – também idealizado por Donaduzzi e sua esposa, Carmen. Fundador da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, o empresário doará o novo prédio à UFPR.

No mês de junho, está programada a entrega de mais 850 metros quadrados, onde funcionarão o refeitório e as salas dos professores. A nova sede também terá área administrativa e um centro de eventos.

A nova estrutura

A UFPR aderiu ao Programa de Expansão do Ensino Médico do MEC para implantação do segundo curso de Medicina da instituição, em 2013. Após avaliações, o Município de Toledo foi escolhido, em função do sistema de saúde e localização estratégica.

O Câmpus da UFPR foi criado em 2014 com a doação de área pelo Município. As atividades do curso começaram em março de 2016.

A instalação cedida inicialmente pela cidade era capaz de acolher até 120 estudantes, com plano de ocupação por dois anos.

O câmpus conta com 26 professores e oito servidores técnicos. Trinta novos alunos aprovados no vestibular 2017/2018 para o primeiro semestre ingressaram no mês de fevereiro.

A graduação adota uma estratégia moderna, com ensino baseado na comunidade, utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, seguindo Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Medicina definidas pelo Ministério da Educação.

Os alunos também têm aulas de campo em unidades de saúde, UPA (Unidades de Pronto-Atendimento), ambulatórios de especialidades e no hospital filantrópico de Toledo. Em contrapartida, a cidade ganhou uma unidade de ensino e pesquisa importante para o desenvolvimento da região oeste do Paraná.

Serviço:
Inauguração da nova sede do Câmpus Toledo
Data: 21/03/2018
Horário: 10h
Endereço: Rodovia Estadual PR-182, s/nº, Km 320-321, Toledo