Cotidiano

Caminhões elétricos Volvo farão parte de projeto inovador

A Volvo Trucks vai participar de um projeto de demonstração de caminhões elétricos no estado da Califórnia no próximo ano. Início da comercialização deste tipo de veículo nos EUA será em 2020.

Numa ação conjunta entre Grupo Volvo, Departamento de Gestão da Qualidade do Ar na Costa Sul da Califórnia e líderes da indústria de transportes e infraestrutura de recarga elétrica, caminhões totalmente elétricos Volvo entrarão em operação no estado americano já no ano que vem.

A comissão de recursos do ar da Califórnia alocou USD 44,8 milhões para o projeto Volvo LIGHTS (Low Impact Green Heavy Transport Solutions/Soluções em Transportes Pesados com Baixo Impacto Ambiental, em português). A ação envolverá 16 parceiros, incluindo dois dos principais frotistas de caminhões dos Estados Unidos.

O Volvo LIGHTS é parte dos investimentos climáticos da Califórnia, uma iniciativa estadual que destina recursos para a redução de emissões de gases de efeito estufa, reforçando a economia e melhorando a saúde pública e o meio ambiente.

“Este é mais um passo importante em direção à nossa visão de zero emissões. Estamos convencidos de que caminhões elétricos serão fortes promotores de transportes sustentáveis. Temos orgulho em contribuir com o conhecimento do Grupo Volvo para essa inovadora parceria público-privada”, diz Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

As unidades de demonstração serão baseadas na tecnologia do caminhão Volvo FE Electric, apresentado pela Volvo Trucks em maio e que começa a ser comercializado na Europa em 2019.

Várias tecnologias inteligentes (smart) serão aplicadas – incluindo o diagnóstico remoto, geocercas e a plataforma de gestão de serviços conectados da Volvo – para monitorar o desempenho dos caminhões e maximizar a disponibilidade dos veículos.