Cotidiano

Câmara técnica apura demandas tributárias

O Brasil é um dos países com o maior número de leis e normas fiscais e tributárias do mundo. Aliando-as à Constituição e a outros regimentos e regulamentos, cria-se um cenário de grande dificuldade e burocracia para o empreendedorismo no País.

A nova diretoria da Acic, sob o comando do presidente Edson José de Vasconcelos e do vice Sandro Bacarin, criou a Câmara Técnica Tributária. A função dela é refletir, agir e se manifestar sobre os mais diversos temas ligados a esse universo de discussões. Para comandar a Câmara, a diretoria da associação comercial convidou o contabilista Michel Vitor Lopes, profissional de grande experiência na área e diretor da regional do Sescap-PR.

Nas demandas que são enviadas por associados à entidade, a associação comercial estuda e delibera sobre como a reivindicação pode ser apresentada ao governo e aos parlamentares. Nesse caso, segundo Michel Lopes, são essencialmente aspectos ligados à cobrança por desburocratização e redução da carga tributária.

O coordenador da Câmara Tributária cita um exemplo do peso da burocracia no cotidiano das empresas brasileiras. O custo dela é de 2,3% do preço final de um produto. Com o processo de aprendizado em curso já possível a partir dessa primeira câmara, a gestão de Edson José de Vasconcelos estuda a criação de outras, que também se movimentarão por temas pertinentes e importantes às empresas que a associação comercial representa.