Cotidiano

Califórnia é atingida por ?rio atmosférico? e moradores apelam para o caiaque

APTOPIX California Storms

LOS ANGELES – As chuvas que atingiram o Oeste dos Estados Unidos nesta semana diminuíram de intensidade nesta quarta-feira, o que não impediu, porém, que os rios inundassem sua vizinhança na região de cultivo de vinho, segundo autoridades.

Esta foi a mais recente rodada de extrema precipitação, causada por um padrão climático que os metereologistas chamam de ?rio atmosférico? ? uma densa aglomeração de umidade que se desloca do Pacífico Tropical em direção ao Oeste dos Estados Unidos e à Califórnia.

As últimas semanas de 2016 foram particularmente molhadas para a Califórnia, que vem sofrendo uma seca por anos ? com uma intensificação das chuvas nos últimos dias.

US-NEW-ROUND-OF-STORMS-BRINGS-FLOODING-TO-NORTHERN-CALIFORNIA

Em Sonoma County, a Norte de São Francisco, o Rio Russo está inundado desde segunda-feira e está invadindo casas. Na comunidade de Guerneville, com menos de 5 mil habitantes, os moradores precisaram apelas para os caiaques para se locomover. Apesar da chuva ter dado uma trégua na quarta-feira, a expectativa é que ela volte nesta quinta.

O Parque Nacional de Yosemite, uma das principais atrações turísticas da Califórnia, precisou fechar no início da semana depois que a chuva e quedas de pedras levaram ao fechamento de estradas.

Até mesmo um pequeno tornado foi registrado na cidade de Sacramento, torcendo dois tetos metálicos e arrancando troncos de árvores, afirmou o metereologista do Centro de Previsão do Tempo Bob Oravec.

US-NEW-ROUND-OF-STORMS-BRINGS-FLOODING-TO-NORTHERN-CALIFORNIA (2)

Já em Portland, no estado de Oregon, a cidade com mais de 600 mil moradores acordou com 30 cm de neve nas ruas, o que levou à suspensão de aulas e uma declaração de emergência pelo governador Kate Brown.

Espera-se que a precipitação comece a enfraquecer nesta quinta-feira à noite.