Policial

Cães do Bope são certificados

Curitiba – Dois cães do Bope (Batalhão de Operações Especiais) do Paraná ganharam certificados do CBCF (Conselho Brasileiro de Cão Funcional), se destacando entre outras unidades policiais do Brasil pelo nível de excelência e capacitação dos militares estaduais e dos cães.

A premiação aconteceu durante o 2º Seminário Cão Funcional, entre os dias 13 e 16 de setembro, organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, em Xanxerê.

Segundo o comandante do Canil do Bope, capitão Gustavo Delledone Zancan, o pastor belga malinois, Diesel, de 6 anos, adestrado e conduzido pelo soldado Jorge Armando Colaço, teve nota máxima na categoria Cão Funcional nível 2 (sem utilização de guia). A modalidade analisa o nível de obediência, saltos, sociabilização e proteção.

Já o pastor belga malinois, Odin, de quatro anos, adestrado e conduzido pelo soldado Sandro Proença, ganhou o certificado da categoria Detecção nível 1. O Odin detecta narcóticos e armas de fogo, ainda segundo o batalhão, possui em seu histórico o atendimento a diversas ocorrências.

Ainda segundo o comandante, esse certificado é a comprovação da qualidade de adestramento e atributos do cão na prestação de serviço. “Além do cão, a certificação atesta, indiretamente, a qualidade do condutor, pois é feito todo um trabalho com o adestramento, cuidados veterinários, treinamentos. É um trabalho em conjunto do homem e do cão”, diz o capitão.