Esportes

Brutos de volta

A Copa Truck passará a valer como campeonato brasileiro e o calendário de 2018 contará com nove datas e corridas no exterior. Essas foram as principais novidades do coquetel de apresentação do projeto do segundo ano da categoria, realizado na noite de terça-feira numa casa de eventos da zona sul de São Paulo. Conduzido por Carlos Col, executivo da Mais Brasil, empresa que passa a responder pela promoção da Copa Truck, o encontro reuniu pilotos, chefes de equipe, patrocinadores, representantes das fábricas e federações e o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Waldner Bernardo.

A Copa Truck estreou no final de maio depois de um período de “gestação” de pouco mais de 40 dias. Com formato de torneios regionais – Centro-Oeste, Nordeste e Sul/Sudeste -, nasceu com seis rodadas duplas com vencedores independentes e o campeão das copas que será conhecido dia 17 de dezembro no encerramento da temporada em São Paulo.

Agora com mais tempo para organização, o anseio de pilotos e equipes por um número maior de provas pôde ser atendido. Para 2018 o sistema de copas foi mantido e ampliado. Serão agora quatro – incluindo a Mercosul, com etapas em Buenos Aires (ARG) e Rivera (URU) – e cada uma delas funcionará como seletiva para a Grande Final marcada para dezembro em Curitiba, quando o título será definido.

Três pilotos, que receberão respectivamente as copas de ouro, prata e bronze, estarão automaticamente classificados para a decisão, o que aumentará a importância de cada competição e conservará o suspense em torno do campeão até à última corrida.

Tudo em casa

Fora da temporada de apresentação da Copa Truck, neste ano, o piloto cascavelense Diogo Pachenki participou da reunião desta semana em São Paulo e já viabiliza recursos para retornar à categoria dos Brutos em 2018. No ano passado ele foi o terceiro da classificação geral final da Fórmula Truck. No próximo ano, a abertura da Copa Truck será no berço das corridas de caminhões no País. A prova marcada para o dia 25 de março no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, dará início à disputa.