Esportes

Bronze na classificação geral dos Parajaps

A 6ª edição dos Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná) foi encerrada no fim de semana após cinco dias de competições em Maringá. Foi a primeira vez que os Jogos foram realizados fora de Curitiba, mas isso não impediu que a delegação da capital paranaense faturasse o título de campeão geral, com 129 pontos conquistados. Em segundo ficou a cidade de Maringá (107 pontos) e em terceiro lugar ficou Cascavel, com 86 pontos.

A Capital do Oeste desbancou Londrina no pódio depois de um quarto lugar em 2016, atrás dos londrinenses, dos maringaenses e dos curitibanos no top 3.

No geral, foram 1.500 paraatletas de 46 municípios na disputa de 14 modalidades nos Parajaps deste ano. Cascavel contou com 79 competidores em 10 modalidades.

Destaque para os cascavelenses do xadrez feminino e do paraciclismo masculino, modalidades campeãs em Maringá. Nos tabuleiros, a equipe vencedora contou com apenas Elisangela Batista e Silvana Nunes Machado, o suficiente para deixar Cascavel à frente das equipes de Francisco Beltrão e Curitiba. No masculino, o xadrez cascavelense foi vice-campeão, dentre 10 equipes, com os atletas Marcelo da Silva, Elivelto da Veiga Campos, João Carlos Alves de Oliveira e Humberto Golfieri Junior.

No paraciclismo a equipe cascavelense contou com apenas quatro atletas e foi campeã na disputa contra outros sete municípios. Destaque para o pódio da categoria H5 (para competidores amputados que utilizam bicicleta especial impulsionada com braços e tórax), formado apenas por representantes da cidade: José Felipe Pavan Oliveira foi ouro, Roberto Marchioro prata e Salatiel Henrique Alves bronze. Cláudio Koropka foi o outro integrante da equipe.

No atletismo Cascavel teve sua maior representatividade em Maringá, com 40 competidores. A equipe feminina ficou com o troféu de prata dentre 22 municípios e a masculina terminou em quarto lugar dentre as 28 equipes. Individualmente o destaque dentre as mulheres foi Giovanna Oliveira Rocha, medalha de ouro nos 100m, 200m e 400m rasos para atletas com SD (Síndrome de Down), com direito a recorde nos 400m. Pâmela Luiza Nunes Riedi (prata no salta em distância) e Isadora Demarch Fernandes (bronze nos 200m rasos), também na SD, e Amanda Cristina Rodrigues (bronze nos 400m DI – deficientes intelectuais) também se evidenciaram. Na equipe masculina de atletismo o destaque individual foi Jorge Henrique Ferreira Machado, o Jorjão. Ele foi campeão dos 200m e dos 400m e vice nos 100m, na categoria DI, a mesma na qual Cosme Breno Taborda Santos foi medalha de bronze nos 400m. Dentre os deficientes físicos Rodrigo Campos Rodrigues foi prata no lançamento disco e Robson Rodrigo Maciel prata nos 200m rasos. Já na categoria SD Maycon Ribeiro da Cruz foi prata nos 100m e nos 200m.

Outros resultados

No parabadminton, Cascavel teve sete representantes, que ajudaram a cidade a ficar com o troféu de segundo lugar dentre as cinco equipes participantes; na natação foram apenas dois cascavelenses (Eduardo Emanuel Sartori Fillus e Bruno Gustavo Dalferth, mas três medalhas: ouro nos 50m e pratas nos 100m livre e 50m costas – a equipe foi 10ª dentre 11 municípios. Na paracanoagem foram dois de Cascavel, Cristiane Roberta Kruger e Odirlei Moreira Gonçalves. Ele foi prata nos 200m e nos 500m do KL1 e ajudou a equipe a trazer o troféu de vice-campeão dentre quatro equipes participantes. Nas modalidades coletivas, Cascavel foi vice-campeão no handebol em cadeira de rodas masculino dentre cinco equipes; terceiro colocado no futsal masculino DI dentre quatro equipes; quarto colocado no handebol DI masculino dentre cinco equipes; e quinto colocado no basquete em cadeira de rodas masculino dentre oito equipes.