Esportes

Brasileiros defendem a liderança da categoria UTVs no Rali Dakar

Líderes dos UTVs no Rali Dakar, o piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin tiveram merecido dia de descanso ontem em La Paz, na Bolívia. A dupla brasileira recarregou as energias para encarar a sétima etapa da prova hoje, a bordo do UTV Can-Am Maverick X3. Com 726 quilômetros (425 de trechos cronometrados), o destino será a cidade de Uyuni, na Bolívia. As disputas seguirão o formato maratona, ou seja, sem apoio mecânico externo até o fim do dia seguinte.

“Fomos recebidos com grande festa na capital boliviana. O público lotou as ruas e teve muitas danças e apresentações típicas da cultura local, foi emocionante”, contou Varela. Ele participa pela sétima vez do Rali Dakar. “Aproveitamos a pausa para acertar todos os detalhes para a primeira etapa maratona do roteiro. O Rali Dakar foi extremamente difícil até aqui e ainda reserva muitos desafios, já que não estamos nem na metade da prova”, lembrou o paulista.

De acordo com o piloto, o UTV é um grande aliado. “Eu só tenho elogios para o Can-Am Maverick X3, que é perfeito. Como não teremos o apoio da Can-Am Divino Fogão/South Racing nas próximas duas etapas, por conta da maratona, a equipe trabalha na revisão completa e na manutenção preventiva do veículo, com a instalação de peças novas”, acrescentou Varela.

O navegador catarinense Gugelmin reforçou a importância da etapa maratona. “É sempre um divisor de águas. Tenho confiança de que vamos conseguir passar ilesos por esta primeira etapa maratona. A nossa estratégia é trabalhar com a cabeça, impondo ritmo forte e acompanhando de perto os concorrentes. O principal objetivo é administrar a nossa vantagem dia após dia para conquistar o título dos UTVs”.

O 40º Rali Dakar também reúne motocicletas, carros e caminhões. O roteiro ainda passa pela Argentina, palco da chegada no dia 20 de janeiro na cidade de Córdoba. O percurso total será formado por 8.793 km (4.329 km de especiais).

Resultados acumulados da UTVs após seis etapas
1º) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Bra), 25h43m 42
2º) Juan Carlos Uribe Ramos/Javier Uribe Godoy (Per), 26h15m49
3º) Patrice Garrouste (Fra)/Steven Griener (Che), 27h07m55
4º) Claude Fournier (Fra)/Szymon Gospodarczyk (Pol), 29h06m03
5º) Anibal Aliaga/Juan Pedro Cilloniz (Per), 29h15m51