Cotidiano

Bikes para todos os gostos

Para quem pretende deixar a vida sedentária e ter a companhia de uma bicicleta para o trabalho, lazer e até mesmo desafios esportivos, opções não faltam. As lojas especializadas em vendas em Cascavel apostam em diferentes modelos para atender ao público.

Entre tantas marcas e valores, difícil é fazer a escolha, mas para isso há quem esteja preparado a orientar os clientes no momento da compra. “Antigamente eram poucos os modelos e às vezes, somente a cor mudava, mas hoje existem bicicletas de acordo com a altura de cada pessoa, assim como uma peça de roupa”, comenta o gerente de uma das lojas na cidade, Hebert Dias Fenelon.

Somente no local em que gerencia, há dez diferentes categorias de bicicletas. “São vários os conceitos, entre eles, de mobilidade urbana, confort, para passeios com crianças, e as Mountain Bike”, cita.

Desde que a loja foi instalada em Cascavel, ele percebe o aumento no número de pessoas que decidiram comprar uma bike para ir ao trabalho. “Isso ocorre principalmente pela disponibilidade de ciclovias, mas também pelo aumento no combustível”, revela o gerente.

No entanto, as bicicletas não ganharam espaço somente no perímetro urbano e a cada dia surgem novos adeptos às trilhas. O gerente da loja que incentiva o público à prática esportiva é um deles. “Tentei seguir na academia por três veze, mas não me adaptava. Desde 2010 comecei a fazer trilhas e hoje é comum encontrar diferentes grupos aonde vou”, comenta.

Para encarar estradas rurais e os obstáculos que esse trajeto inclui, o investimento é um pouco maior. “Aconselhamos a compra de bicicletas que custam a partir de R$ 3 mil”, orienta o gerente. Já para os passeios urbanos, opções com menos da metade desse valor são encontradas com todos os requisitos necessários para que os ciclistas esperam.

Revisão

Assim como um carro, bicicletas também necessitam de uma revisão. O ideal é que a cada 500 km percorridos elas sejam levadas a algum local de assistência. “A bicicleta é desmontada e montada novamente e fazemos todos os ajustes necessários”, explica Fenelon. O custo por essa revisão fica em torno de R$ 130.