Política

Bebê é salvo pela PM

Um bebê de um ano e três meses que estava engasgado e já inconsciente foi salvo por policiais militares na noite de segunda-feira em Cascavel. Os pais do menino moram perto da UPS (Unidade Paraná Seguro) da Região Norte e, desesperados, foram pedir socorro aos militares. A criança já não respirava mais.

Os dois soldados que estavam de plantão realizaram as técnicas de desobstrução das vias aéreas e a criança retomou a consciência. A PM encaminhou o bebê para atendimento hospitalar para garantir que estava tudo bem.

Diante do desespero dos pais quando há caso de desobstrução, a orientação do Corpo de Bombeiros é sempre ligar para o telefone do socorro, o 193, e tentar manter a calma: “O Corpo de Bombeiros orienta que os pais tenham calma e primeiramente coloquem a criança de barriga pra cima, com o corpo da criança sobre um dos braços. É preciso observar se o bebê tem movimento de braços e pernas. Depois, virá-lo de cabeça para baixo, mantendo a cabeça mais baixa e, com a mão que ficou livre, dar palmadas nas costas da criança cinco vezes para que ocorra um vácuo interno no pulmão, e colocá-la de barriga pra cima novamente, fazendo movimento no tórax para tentar a desobstrução. É importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para identificar a região certa e não machucar a criança, o que pode ocorrer devido ao desespero”, relata o socorrista sargento Sandro Comarella.

13 – Técnicas do Corpo de Bombeiros auxiliam o socorro de crianças até o encaminhamento hospitalar