Policial

Batalhão com 2 mil Snipers do Exército chega ao Rio de Janeiro 

Uma tropa das Forças Especiais chegou ao Rio de Janeiro para assumir a linha de frente da intervenção federal decretada no estado. Os soldados são chamados de 'Fantasmas' por atuarem nas sombras. Eles são especialistas em helicóptero e possuem habilidade de um sniper para atirar de uma aeronave. 

TROPA DE ELITE DO EXÉRCITO 
 

Os "Fantasmas" são considerados a tropa de elite do Exército Brasileiro. Com sede em Goiânia, os militares são submetidos a treinamento de alto nível. Já agiram em operações sigilosas no Complexo do Alemão e na Maré. O Batalhão conta com aproximadamente 2 mil homens. 
O treinamento é considerado muito superior à média dos demais soldados do Exército: além de usarem táticas de guerrilha, a tropa de elite aprende estratégias de combate à criminalidade urbana, fazem treinamentos oficiais do Bope da PM e com milhares de unidades especiais de outros países. 

COMBATE AO TERRORISMO

Os fantasmas são preparados para o combate ao terrorismo, e geralmente são comparados aos Seals da Marinha americana. O treinamento que recebem é para fazer o combate direto a traficantes fortemente armados. Para isso, usam equipamentos como óculos de visão noturna, fuzis de  assalto e metralhadoras. O treinamento é para capacitar o militar a suportar situações extremas. Os integrantes são preparados para o planejamento de sabotagens em grandes instalações e para produção de explosivos de forma improvisada. 

RÍGIDO PROCESSO DE SELEÇÃO 

Os integrantes 'fantasmas' das Forças Especiais passam por um rígido processo de seleção no Forte Imbuí, em Niterói. Somente militares de carreiras podem participar da seleção, sendo requisito ser no mínimo um sargento, e ainda assim é necessário mais dois anos de treinamento para poder integrar a tropa – além dos cinco da Academia Militar. 

PREPARADOS PARA O COMBATE NA MATA 

Os 'fantasmas' recebem treinamento para agir em áreas selvagens dentro de matas, o que pode fazer toda a diferença na intervenção do Rio de Janeiro, onde há grande extensão de mata nos morros. Essa é uma aptidão que outras forças de segurança não possuem. Além disso, ainda dominam o mergulho, paraquedismo, detectam movimentos na escuridão.