Policial

Balanço aponta queda da criminalidade no Paraná

Curitiba – Um balanço divulgado pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária) referente aos indicadores de crimes no primeiro semestre de 2017 mostra queda nos índices da criminalidade no Estado.

Conforme o relatório, a queda mais expressiva foi verificada em roubos a comércio em todo o Paraná, com redução de 20,35%; já os roubos em residências a queda foi de 1,2% e o de furtos 1,24%.

No caso de roubos a pessoas, a queda foi de 4% no comparativo com o mesmo período do ano passado, passando de 42,7 mil para 41,1 mil.

Das 23 Aisps (Áreas Integradas de Segurança Pública) nas quais o Paraná é dividido para fins administrativos, 13 apresentaram redução no índice de roubo. Em Cascavel, por exemplo, a redução foi de 20%. Regionais de Telêmaco Borba e Jacarezinho tiveram 22% de queda. Em Curitiba, a queda no índice foi de 10%.

De acordo com o secretário de segurança Wagner Mesquita, os números mostram o resultado dos investimentos de material e pessoal no setor. “Num momento em que o País passa por uma grave crise, com alto índice de desemprego, e os crimes patrimoniais sendo uma verdadeira epidemia no país inteiro, o Paraná está na contramão, com um decréscimo na quantidade de crimes”.

Relatório Criminal do Paraná

Roubo ambiente comércio: -20,35%

Furto ambiente comércio: -6,24%

Roubo: -3,83%

Furto de veículos: -3,76%

Crimes contra a pessoa: -2,62%

Crimes contra o patrimônio: -1,76%

Furto em ambiente público: -1,30%

Roubo em ambiente residência: -1,20%

Furto: redução de -1,24%

Recuperação de veículos: 5,39%

Ocorrências sobre tráfico de drogas: 13,81%

Ocorrências de uso de drogas para consumo pessoal: 16,03%