Cotidiano

Azul vai operar em Toledo em 2018

Toledo – Sem voos comerciais desde outubro de 2011 após uma companhia de Cascavel operar ali apenas por alguns meses, o Aeroporto Municipal de Toledo Luiz Dalcanalle Filho vai voltar a receber voos regulares da Azul Linhas Aéreas no primeiro semestre de 2018.

A confirmação foi feita ontem após uma comitiva local visitar, pela segunda vez, executivos da companhia em São Paulo.

O deputado estadual José Carlos Schiavinato, que acompanhou o grupo, adiantou o anúncio e postou em suas redes sociais que isso é “bom para o Paraná, excelente para o oeste do Paraná. Unindo forças políticas e da sociedade, juntamente com grande participação decisiva do governador Beto Richa, a Azul Linhas Aéreas estará operando no Aeroporto de Toledo a partir do primeiro trimestre de 2018”.

O aeroporto foi inaugurado em 17 de agosto de 1954 e a base original, edificada em apenas 52 horas, passou em 2015 por melhorias para que pudesse operar de forma regular novamente.

Foram adequados terminal de passageiros, estacionamento e seção contraincêndio, com investimentos do Município e de empresários locais. Naquele mesmo ano a SAC (Secretaria de Aviação Civil) confirmou Toledo como um dos melhores mercados do Paraná para voos de até 114 passageiros, a partir da pesquisa O Brasil que Voa.

Apesar de hoje receber aeronaves de forma esporádica, a estrutura já foi bem atuante, sobretudo na década de 1990 quando a Rio Sul, que pertencia à Varig, chegou a fazer pouso e decolagens ali por quase uma década.

Para a comitiva que foi à capital paulista, esta confirmação é a realização de um sonho antigo e de um anseio dos empresários do município e de cidades próximas.

Fez parte ainda da comitiva o deputado federal Dilceu Sperafico (PP), o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, e o presidente do laboratório da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni.