Cotidiano

Aviação: Aeroporto particular deve ficar pronto no próximo ano

Obra de médio porte chama a atenção na PR-486, a cerca de 15 minutos do Centro

Cascavel – A pista de pelo menos 1,2 quilômetro de comprimento e 18 metros de largura que toma forma entre a lavoura no Distrito de Espigão Azul, em Cascavel, é fruto da paixão de dois empresários do ramo imobiliário, inspirados pela aviação. No local, está sendo construído um aeroporto particular. A obra de médio porte chama a atenção de quem passa pela PR-486, a cerca de 15 minutos do Centro de Cascavel.

Informações extraoficiais dão conta que o espaço começa a operar já no próximo ano, após a parte burocrática e toda estrutura ficarem prontas. No local, profissionais trabalham na construção da pista de pouso/decolagem, que já está em estágio bem adiantado.

Segundo informações, a estrutura teria, além da pista, um espaço para hangares, que poderia abrigar as aeronaves particulares que hoje ocupam lugar no Aeroporto Municipal.

O aeroporto está sendo construído não muito distante da área onde seria edificado o Aeroporto Regional, cujo projeto não prosperou. A estrutura, criada inicialmente para jatinhos particulares, aviões motores e bimotores, teria condições de atender ainda aeronaves de médio porte. Cogita-se ainda a instalação de um clube de aviação desportiva no local.

Conforme um dos envolvidos com a obra, a estrutura poderia atender voos que não decolam ou descem em Cascavel, quando esses estiverem em situações de emergência. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 200 voos foram cancelados na cidade, por conta de problemas mecânicos, condições do tempo, entre outros motivos.