Cotidiano

Avanço na premiada saúde bucal de Cascavel

Cascavel ganhou ontem o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), um projeto homologado pelo Ministério da Saúde que atenderá pacientes referenciados pelas 42 clínicas odontológicas do Município ofertando as especialidades de endodontia, periodontia, dentística, estomatologia, cirurgias e atendimentos de urgência, ou seja, um serviço estruturado para atender as demandas mais complexas na área da saúde bucal, altamente qualificado e contando com infraestrutura moderna. Ele fica na Rua Minas Gerais, 2.392, Centro de Cascavel. O CEO de Cascavel vai atender a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

"Estamos oferecendo no CEO um serviço de média e alta complexidades, que não é feito nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Atualmente, o Município utiliza a unidade do CEO Unioeste, que funciona em forma de consórcio em parceria da 10ª Regional de Saúde e seus 24 municípios, justificando a grande demanda atual. E, por esse motivo, sentimos a necessidade de ter esse centro para atender exclusivamente a demanda de Cascavel. Realizar um tratamento mais complexo, que atualmente não temos condições de realizar nas nossas unidades de saúde", explicou o prefeito Leonaldo Paranhos.

Amadurecimento

Para o secretário de Saúde, Rubens Griep, "o investimento feito no CEO demonstra o amadurecimento do sistema municipal de saúde bucal e a verticalização do atendimento. Avançamos muito na estruturação da atenção básica odontológica e agora verticalizamos com o atendimento especializado. Em termos de humanização, a atual estrutura atende as exigências de ambiência, conforto e luminosidade que trazem um contexto de humanização para os trabalhadores em saúde, mas, principalmente para nossos usuários, que encontram um ambiente aconchegante e de qualidade que não perde em nada para a iniciativa privada".

Estrutura moderna

Para o funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas, o Município precisou fazer adaptações na estrutura do prédio, aquisição de materiais de consumo e novos equipamentos. O grande investimento feito, de acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, foi a contratação de profissionais para compor a equipe, assim como a aquisição de 27 cadeiras odontológicas.

O coordenador de Especialidades Odontológicas da Secretaria de Saúde, Ederson Santos Rocha, disse que o governo federal fará o repasse de R$ 8 mil por mês com o cumprimento das cotas de atendimento e o restante será bancado pelo Município.

4 mil atendimentos/mês

Mais de 4 mil pessoas são atendidas mensalmente nos serviços odontológicos públicos com a realização de mais 40 mil procedimentos/ano e grande parte necessita de um atendimento especializado "e é esse serviço que vamos oferecer aqui, no CEO do Município. A porta de entrada para os atendimentos nesta unidade sempre será a atenção básica, UBS E USFS. Obviamente, as urgências (dor) terão livre acesso e os pacientes serão atendidos neste serviço que se inicia por se tratar de um grupo prioritário", explicou o gerente da Divisão de Odontologia da Secretaria de Saúde, Shady Yassine.