Policial

Autoridades procuram pais de criança

Menino tem pouco mais de um ano e foi apareceu no dia 10 deste mês em Cascavel

Cascavel – A Polícia Civil, o Ministério Público e a Vara da Infância e da Juventude de Cascavel tem em mãos um caso nada comum: um menino com pouco mais de um ano de idade foi encontrado por populares abandonado em frente a uma residência no dia 10 de outubro, no Bairro Cascavel Velho. Agora, eles pediram ajuda da imprensa para tentar identificar a criança e localizar os pais ou os responsáveis por ela.

Segundo a delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), Raissa Scariot, uma mulher estava em casa quando ouviu os cães latirem. Ao sair, encontrou o menino sozinho e sujo. “Ele estava bem fisicamente, choroso, mas não tinha sinal de abuso sexual ou mesmo de lesões corporais. Como não havia adulto por perto, ela ligou para o Conselho Tutelar, que foi até sua casa, recolheu o menino e acionou a polícia”.

Desde então as autoridades tentam decifrar o mistério. As investigações partiram agora para a ajuda da população. Conforme o juiz Fabrício Mussi, responsável pela Vara da Infância e da Juventude, os trabalhos para tentar identificar os meninos começaram tão logo ele foi encontrado, mas não há qualquer informação sobre sua origem, nem mesmo como saber se ele é brasileiro ou não. “Como até agora não conseguimos identificar familiares, pedimos a colaboração de todos para divulgar a imagem dele e encontrarmos alguém que possa nos ajudar”, pediram.

Para o promotor de Justiça da Vara da Infância, Luciano Machado de Souza, o caso é inusitado. “Nós cuidamos de registros de crianças desaparecidas e este menino é o contrário: ele apareceu. Ele está bem de saúde, está abrigado, mas precisamos encontrar e saber de onde ele veio, quem é sua família”.

O receio, conforme as autoridades, é de que outro crime esteja ligado à criança. “Há alguns anos tivemos em Cascavel o caso de uma criança que apareceu e que por trás do caso estava o assassinato cruel da mãe”.

Sem registros

O objetivo de todos é descobrir de onde o menino surgiu. “Nenhum caso de desaparecimento foi registrado em Cascavel nem mesmo no Paraná. Fizemos contato com outras delegacias do Brasil, mas não existe um dado centralizado e, por conta disso, as informações demoram a chegar”, explicou a delegada.

Caso alguém reconheça o menino, a orientação é de que procure imediatamente a polícia local. “Temos prazo até que sejam esgotadas todas as possibilidades de investigação. Caso não tenhamos mais para onde seguir, a criança será encaminhada para uma família substituta”, explica o juiz.

Caso os familiares se apresentem, serão feitos exames para atestar o parentesco.

Informações que possam ajudar a identificar o menino ou sua origem podem ser repassadas para os telefones 197 e (45) 3226-7023 do Nucria, em Cascavel.