Educação

Atividade leva alunos a caminhada em meio à natureza

Todos os anos o Colégio Santa Maria oferece um dia muito especial de interação e imersão na natureza. Imbuídos da missão de se reconhecer no meio em que vivem, alunos dos oitavos anos fizeram uma caminhada em meio à mata, estradas rurais e rios. A trilha acontece numa região muito bonita e que precisa ser valorizada e conhecida, assim como cuidada por todos que usam e desfrutam desse local abençoado. O local é conhecido como “Cachoeiras Ferroeste” e tem sido utilizado principalmente como rota para o ciclismo. Inclusive fará parte de uma rota de ciclismo conhecida como “Caminho do Iguaçu”.

A atividade com o nome de “8º Extremo” é uma trilha orientada e supervisionada, realizada com as turmas dos 8ºs anos, que atinge objetivos em comum nas disciplinas de ciências, história, educação ambiental, arte, geografia e ensino religioso. Trata-se de uma atividade do conteúdo curricular que reforça a consciência ambiental e a criticidade ecológica que devemos ter em relação aos cuidados com o meio ambiente, assim como reforça o conhecimento de espécies animal e vegetal da nossa região. É uma caminhada com alguns desafios e obstáculos em meio à natureza.

O objetivo da atividade não é ter as dificuldades dos esportes radicais, mas também não é tão simples como uma caminhada normal. Organizados em grupos, os alunos tiveram tarefas a serem cumpridas ao longo do trajeto, cada uma com pontuação específica. Todos foram avaliados constantemente, desde a organização das equipes no colégio até o retorno.

Além do clima de competição entre as equipes, esta atividade traz consigo a ideia de coletivo. Tanto no que se refere aos alunos entre si, quanto no despertar para o “fazer parte” da natureza, do universo e da responsabilidade que temos sobre a preservação dos recursos naturais. A experiência de colaboração, cuidado e contemplação deve despertar nos alunos este instinto de que sem estes recursos nada somos, pois dependemos deles para nossa sobrevivência.