Cotidiano

Araupel e MST firmam acordo com apoio do Estado

Quedas do Iguaçu – Por intermédio do governo do Estado, integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e da madeireira Araupel selaram um acordo para que a empresa possa retirar madeira do imóvel ocupado pelo MST no acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu (centro-sul do Estado), pelo lado do município de Três Barras.

A proposta foi firmada durante reunião na Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu entre representantes do MST, da empresa Araupel e do assessor especial de Assuntos Fundiários do Estado, Hamilton Serighelli. “O termo é resultado de oito meses de negociações e é de extrema importância para que haja uma relação pacífica entre os trabalhadores sem terra e os funcionários da empresa. O acordo está consolidado e a empresa já está começando a trabalhar no imóvel”, disse Serighelli.

Ele explicou que no lado de Quedas já houve muito conflito entre os trabalhadores sem-terra e a empresa. Há dois anos o governo do Estado também mediou acordo para que a Araupel fizesse a extração das florestas de pinus e eucalipto na Fazenda Pinhal Ralo, em Rio Bonito do Iguaçu.

Solução

Com o acordo, a Araupel poderá fazer a extração de madeira no denominado projeto 4, que é parte do imóvel do Rio das Cobras, num prazo de cinco meses (podendo ser estendido por novo acordo).

A empresa também deve fornecer material para a construção de uma guarita na entrada que dá acesso ao acampamento, na qual permanecerão um grupo de representantes do MST. Além disso, ficou estabelecido que a Araupel manterá em bom estado a estrada de acesso ao acampamento até a guarita e fornecerá o combustível para que os trabalhadores possam se deslocar do acampamento até a guarita.