Educação

Ar fresco para a educação

Mais de R$ 1 milhão deve ser investido pela Prefeitura de Cascavel para garantir temperaturas mais agradáveis em escolas municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), sobretudo, neste período em que o calor predomina. Os recursos contemplam a compra de 632 aparelhos de ar condicionado durante o prazo de um ano, conforme preveem os extratos de registro de preço publicado no órgão oficial do município.

Já no início do ano letivo, 175 aparelhos vão beneficiar parte da rede municipal, segundo a Secretaria de Educação. “Já foi feito o empenho de 143 aparelhos para escolas e 32 aparelhos para Cmeis. Talvez a entrega não possa ser feita em todas as unidades antes do início do ano letivo, mas certamente todos estes aparelhos já terão sido instalados logo nos primeiros dias de aula”, afirma em nota a secretaria.

As melhorias para o atendimento de alunos e trabalho de toda a equipe nos estabelecimentos de ensino, não se resumem a esses equipamentos. “A atual gestão mantém um planejamento de obras para a maioria das escolas e a intenção é que conforme as unidades recebem o reparo na estrutura, já sejam instalados também os pontos para a instalação de aparelhos de ar condicionado”, explica a secretaria.

 

Rede elétrica

Nos últimos anos, embora a compra dos aparelhos tenham sido feitas compras, problemas na rede elétrica de estabelecimentos impediram o funcionamento os equipamentos.

De acordo com a Secretaria de Educação, problemas das escolas que já contavam com os aparelhos ou que havia previsão de receber os mesmo em curto prazo foram corrigidos. “Ainda há escolas que precisam de reparos na parte elétrica, no entanto, deverão ser contempladas com a instalação dos aparelhos conforme o cronograma de reforma das mesmas”, esclarece.

 

Ambientes refrescados

Atualmente, o município conta com 13 escolas equipadas com ar condicionados em todas as salas de aula. Entretanto, toda a rede conta com algum aparelho instalado em determinado ambiente. Nos laboratórios de informática, mais de 90% das unidades também têm a garantia de um refresco com auxílio desses equipamentos.