Educação

Aprendendo matemática na prática

Para reforçar os conteúdos da disciplina o Colégio Santa Maria em Cascavel desenvolveu o projeto “Produção das Pipas”

Um dos conhecimentos mais importantes na vida de todos nós é o da matemática. Em tudo o que somos e fazemos é inegável que a matemática está presente. Seja no trabalho, na diversão, nas compras do supermercado e até mesmo quando nos deitamos para dormir, afinal estamos geralmente pensando na hora que devemos acordar, marcamos no despertador e calculamos quanto tempo de sono poderemos aproveitar. Nosso corpo, enquanto forma, também é matemática. Quem não está sempre preocupado com o peso e as medidas? Seja de si próprio ou dos filhos em crescimento, por exemplo. A matemática é algo fantástico que está ligada a praticamente tudo. Por isso é fundamental que as crianças possam conhecer e relacionar os números às suas vivências diárias.

É possível estudar matemática até brincando, mas se pudermos construir o brinquedo é melhor ainda, pois amplia o conhecimento e o alcance da matemática vai bem mais longe. Foi assim que, com o objetivo de concretizar e fixar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula sobre compreensão das Propriedades dos Quadriláteros, a professora Joseane, na disciplina de matemática com os alunos dos 6º anos (EF2) do Colégio Santa Maria em Cascavel o “Projeto das Pipas” na manhã do dia 3.

Os alunos realizaram o planejamento e também a construção das pipas. Com isso colocaram na ponta do lápis todos os cálculos e executaram com prazer e segurança, pois a maior satisfação foi ver a pipa voar, ou seja, subir. Assim, com alegria e prazer, aprenderam o conteúdo previsto e sempre serão capazes de confeccionar suas próprias pipas. Com o brinquedo pronto, podem executar mais alguns procedimentos que os levarão ao aprendizado constante.

Vale ressaltar que empinar pipa é uma prática muito antiga, remetendo a China antiga de 3000 anos atrás. Este objeto que hoje é brinquedo, nem sempre foi usado como diversão. Ela já foi utilizada na espiritualidade, nas ciências e até na guerra. Logo, ter um objeto de estudo tão importante e abrangente, pode levar a conhecimentos diversos, tendo como base algo tão simples e belo.