Educação

Alunos participam da I Semana das Engenharias

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica expandiram seus conhecimentos com palestras e visita técnica

Os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica participaram da 1ª Seange (Semana das Engenharias) do Centro Universitário Univel em Cascavel que começou com um minicurso de oratória, e trouxe palestrantes com vasta experiência para mostrar a realidade da profissão.

O engenheiro civil, Edson José Vasconcelos, abriu a noite abordando um assunto necessário, “O Engenheiro como Gestor”. Ele falou sobre a maior dificuldade da área de exatas, a introspecção, porém, que é importante que os engenheiros desenvolvam competências de gestão, para lidar com as pessoas que executam suas obras.

A conversa não parou por aí, a Engenheira Mecânica Silvana da Silva atua na área há 26 anos e falou sobre a presença das mulheres na engenharia. Em 2017, o número de mulheres cursando engenharia cresceu 28,1%, segundo dados do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), porém a profissão ainda é considerada masculina.

“Nós mulheres enfrentamos muitas dificuldades para podermos ter reconhecimento dentro da engenharia. Há empresas que não colocam mulheres em cargos de diretoria com a justificativa de que os homens não vão aceitar que uma mulher seja a chefe. É uma mentalidade machista da sociedade e nós temos que nos posicionar”, contou Silvana, que passou por muitas dificuldades para conquistar seu espaço.

Na mesa redonda “O Futuro das Engenharias” foi discutido pelos engenheiros Gilson Gerônimo Lorenzi, Alcides Júnior Sperotto e Vinicius Lorenzi. “Nós engenheiros temos que buscar a tecnologia para modernizar nossa forma de trabalho, a mudança é constante, precisamos nos adaptar. Vocês têm que ser sempre os primeiros e fazer a diferença”, explicou Lorenzi.

O Engenheiro Mecânico Gilson Gerônimo Lorenzi, também falou sobre a pressão dentro de uma empresa de engenharia. “Não é para assustar, mas o engenheiro que não trabalhar sob pressão, não é engenheiro. A caminhada de vocês é longa e árdua, mas vale muito a pena, você vai conhecer coisas que só a engenharia pode te proporcionar”.

Os acadêmicos também fizeram uma visita técnica à Metalúrgica Vaspa, onde puderam ver pessoalmente a vida do profissional. A palestra da noite ficou por conta da responsável pela área de gestão de pessoas da C.Vale, Marcela Genari, que conversou com os alunos sobre a comunicação e o trabalho em equipe. “Dê sempre algo a mais. Quando for estagiário, aja como protagonista da sua carreira, se destaque pelas suas ações, assuma responsabilidades, dê o exemplo e aprenda sempre, porque uma hora o mérito chega”, ressalta Marcela.

O professor e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Douglas André Roesler, encerrou a semana de palestras com discussões sobre sustentabilidade. “Na hora de fazer um projeto sustentável, considere três princípios: a inovação, cooperação e comunicação, para fazer funcionar”. Ele também falou sobre as convenções da sustentabilidade que acabam afetando o desenvolvimento de alguns países e que, dessa forma, o desafio dos engenheiros é entender qual meio que será melhor para cada situação e o que o cliente realmente deseja.