Cotidiano

Alunos e familiares do Florir Toledo aprendem decoupage

Toledo – Decoupage é a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação. Ela pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, móveis, objetos e louças.

Alunos e familiares do Florir Toledo tiveram a oportunidade de iniciar um Curso de Decoupage em madeira na sede do projeto. A responsável pela oficina é a professora Vanessa Regina Campos. Ela iniciou uma turma a semana passada e outra turma começou as atividades nesta semana. As aulas ocorrem sempre nas segundas-feiras, das 9h às 11h, e das 14h às 16h. O curso vai até dia 20 de novembro.

Nesta semana já foi realizada a primeira aula da turma da manhã e a segunda da turma da tarde. São aproximadamente 60 alunos divididos nos dois períodos. “Eles estão tão empolgados, que às vezes não tem nem paciência pra esperar a peça secar e já querem pintar de novo. Mas estão bem motivados”, elogiou a professora.

As famílias foram chamadas para participar. Além de poder trabalhar técnicas com outros materiais, durante o curso terão contato com peças de MDF e papel guardanapo. “Eles vão aprender o básico da técnica. O objetivo é desenvolver o trabalho em equipe, comunicação, interação e coletividade. É direcionado para os adolescentes e também às mães que receberam o convite para aprender”, acrescentou Vanessa.

Com o conhecimento adquirido, é possível até gerar uma renda extra pra família com a venda de artigos do gênero. Essa mesma técnica também pode ser aplicada em vidro, em lata e outros materiais. “Você pode fazer a decoupagem até de um móvel. É uma técnica difícil, não é fácil, trabalhar com guardanapo é preciso ter cuidado, pois é muito delicado, pode rasurar facilmente”, explicou a professora.

Fortalecimento de vínculos

Mais do que ensinar uma técnica, o curso acaba cumprindo outras funções. “A mãe, além de estar aprendendo, também está acompanhando o seu filho de perto, vendo o projeto acontecer, ajuda a cobrar. Como é uma peça por aluno, as mães estão ajudando, mas estão aprendendo também. Nesse contato acontece a interatividade no realizar uma atividade diferente com seus filhos”, acrescenta a professora do curso.

O coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, afirma que o curso em si fortalece o grupo. “Ele [o curso] vai gerar uma dificuldade pra professora que é o entusiasmo do grupo, mas esse é o menor dos problemas. Na verdade, problema seria se fosse o desânimo. Esse convívio e a troca de experiências entre eles vai fortalecer o grupo”, afirma.