Agronegócio

Alimentação animal tem lugar de destaque no Show Pecuário 2018

Entre os assuntos em destaque neste ano está a silagem e sua qualidade na alimentação animal (Foto: Divulgação)

Várias palestras já estão confirmadas para a quarta edição do Show Pecuário. O evento será nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel, e é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná.

Entre os temas estão qualidade de silagem, novos materiais para cobertura de silos, novos equipamentos de ensilagem e inoculantes, período de transição nas vacas leiteiras, qualidade do leite, controle de diarreia de bezerros, ventilação e ambiência em produções, genoma, recria na pecuária de corte, integração lavoura-pecuária entre outros assuntos.

O Show Pecuário foi criado com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores animais da região oeste do Paraná. Além dos expositores da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o Show Pecuário 2018 vai reunir animais entre bovinos de leite e corte, ovinos e equinos, que vão participar de leilões, julgamentos e do balcão permanente de negócios. Palestras, workshops e reuniões também serão realizados ao longo dos quatro dias da feira.

Um dos palestrantes confirmados é Marcos Neves Pereira, médico-veterinário, doutor em zootecnia e professor da Universidade Federal de Lavras (MG). Ele irá falar sobre silagem, qualidade de forragem e tamanho de partículas. “O tamanho das partículas determina longevidade e saúde da vaca além da disponibilidade de amido no rúmen, principal fonte de energia da silagem”, disse.

Para aprender os tamanhos certos, Marcos ensinará regulagens de ensiladeiras entre outras dicas.

Outro palestrante confirmado é Rodrigo de Almeida, médico-veterinário, doutor em produção animal e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Ele falará sobre o período de transição e seus benefícios para a pecuária leiteira. A adoção de algumas práticas ajuda a aumentar a produtividade durante a lactação e evitar hipocalcemia nos animais.

O período de transição é conhecido como periparto, englobando as três semanas antes do parto e as três após. Embora seja curto, ele é um momento bastante delicado para o animal. De acordo com ele, durante essas semanas é necessário que os pecuaristas de leite garantam mais conforto, saúde e uma boa nutrição. As atitudes mais cuidadosas refletem positivamente na lactação e num retorno reprodutivo mais precoce. Rodrigo esteve na edição do Show Pecuário de 2017. As demais confirmações de palestrantes em breve serão divulgadas.

Estandes

Há ainda algumas vagas disponíveis para a empresa interessada em participar da feira agropecuária. Os interessados na aquisição de estandes podem ligar para o Sindicato Rural no número (45) 3225-3437 ou na Sociedade Rural pelo telefone: (45) 3228-2526.