Policial

Agente é preso ao tentar entrar com celulares na cadeia pública de Foz

Foz do Iguaçu – Um agente penitenciário foi preso ontem tentando entrar com telefones celulares e carregadores na cadeia pública de Foz do Iguaçu.

Segundo a direção da unidade, o flagrante foi feito após uma denúncia. A informação foi repassada há uma semana e indicava a intenção de um agente de entregar telefones e carregadores a presos.

O agente passou a ser monitorado até ser preso ontem, quando chegava para trabalhar. Ele tentou entrar com os aparelhos dentro de uma caixa com pães, segundo a polícia.

Câmaras de monitoramento da cadeia registraram o momento em que o agente colocou os celulares e carregadores na caixa de pães servidos aos detentos no café da manhã.

O agente pode responder criminalmente por prevaricação – quando um funcionário público contra a instituição que trabalha. Ele também pode responder administrativamente.

Em nota, o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) lamentou mais um caso envolvendo "suposta corrupção de um agente" e destacou ser "radicalmente contra qualquer postura e/ou ação que ameace a segurança e a honra da carreira dos agentes penitenciários".

No dia 7 de fevereiro, um agente foi detido suspeito de tentar repassar kit cadeia com celulares e fumo para presos da mesma cadeia.