Cotidiano

Acic é sinônimo de força e de representatividade

Cascavel – Uma aliança forte garante há quase seis décadas a atuação de uma entidade que é sinônimo de harmonia e representatividade. “É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade presidir uma associação tão atuante e com um histórico tão inspirador”, disse na noite de quinta-feira o empresário e engenheiro civil Edson José de Vasconcelos, que foi reconduzido à presidência da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) por mais um ano. A solenidade de posse reuniu autoridades, líderes de setores organizados, associados e colaboradores.

Constituída em 4 de abril de 1960, a Acic representa 13 mil empresas e é a terceira maior em número de associados entre as cerca de 300 que compõem a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná).

Edson diz que as decisões da entidade saem de um diário exercício de respeito ao colegiado, que reflete e busca consensos sobre os mais diversos posicionamentos. No último um ano, a diretoria trabalhou em ajustes para que a associação comercial melhore ainda mais os seus resultados. “A Acic reflete sobre ela mesma e entende o que é necessário fazer para que se mantenha sempre atenta às expectativas do seu quadro associado”.

O presidente reeleito pontuou algumas ações importantes, muitas delas resultantes de anos de reivindicações e conquistadas em parceria com o poder público e diversas outras entidades. Entre elas estão a criação do Conselho de Contribuintes, a implantação do Escritório de Compras Públicas e avanços quanto ao futuro Aeroporto Regional do Oeste do Paraná.

Outro desafio, conforme Edson, é, a exemplo do que já ocorre na região norte, aumentar a representatividade da associação comercial em outras áreas geográficas da cidade igualmente importantes. A entidade também debate questões delicadas, a exemplo da crise que afeta negócios, gera desemprego e cria instabilidade às empresas.

Relatórios

Os novos diretores receberam botons que simbolizam a posse no cargo. A solenidade abriu espaço também para apresentação de relatório de encaminhamentos da gestão 2017/2018, balanço, relatórios patrimonial e financeiro e previsão orçamentária para o novo mandato – 2018/2019. O presidente do Conselho Superior da Acic, Plínio Destro, falou a qualidade da diretoria e desejou sucesso a Edson e ao vice-presidente Sandro Bacarin. O presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, citou Edson como uma grande inspiração à nova geração de empreendedores e disse que a Acic é um fórum de grande impacto a toda a região.

Os diretores Paulo Orso e Dilvo Grolli também se manifestaram. Eles faram sobre o atual momento brasileiro e dos reflexos sérios que a greve dos caminhoneiros já provoca à economia. O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Andrade, por sua vez, falou do privilégio de contar com a colaboração de entidades como a Acic e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social, que oferecem alternativas de ações e de desenvolvimento ao poder público municipal. Também tomaram posse os novos membros dos conselhos Fiscal e Deliberativo, este presidido pelo advogado Eder Quareli.