Esportes

Ação na Justiça trava o Campeonato Paranaense

Cascavel – A segunda fase do Campeonato Paranaense de Futebol Sub-19 deveria ter sido encerrada no fim de semana e definido as seis equipes que continuariam na disputa pelo título de 2018. Entretanto, esta etapa da competição será definida fora de campo. Mais precisamente na Justiça. É que o Paraná Clube foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que versa sobre a utilização de atleta irregular.

Essa decisão afeta diretamente o FC Cascavel, que se habilitou como terceiro interessado no processo, uma vez que uma possível punição ao time paranista, por hora classificado à terceira fase, colocaria a equipe cascavelense na sequência da competição.

“Se o Paraná Clube for condenado, perderá 4 pontos e isso garante a classificação do FCC. Em paralelo, entramos com uma medida inominada para que se suspenda a próxima fase do campeonato até que se julgue esse processo em todas as instâncias. Mas antes de qualquer decisão, houve bom senso da Federação Paranaense de Futebol, que de imediato suspendeu a próxima rodada. Ambas as partes ainda têm possibilidade de recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e isso pode mudar o andamento do campeonato para o grupo por um tempo. Tudo depende do resultado de quinta-feira”, explica o advogado do FC Cascavel, Nixon Fiori.

A última rodada

No último sábado, pela última rodada da segunda fase pelo Grupo D, o FC Cascavel goleou o Foz do Iguaçu por 4 a 1, resultado insuficiente para avançar de fase com a goleada do Paraná Clube sobre o Maringá, por 5 a 0. Com esses resultados, o Tricolor da capital chegou aos 11 pontos e consolidou a vice-liderança, enquanto o Aurinegro do interior chegou aos 9 pontos, na terceira posição. O líder Maringá, com 13 pontos, já estava classificado antecipadamente, bem como o lanterna Foz já estava eliminado precocemente. Na terceira fase do Estadual, as duas melhores equipes de cada chave (D, E e F) na fase anterior formam os grupos G e H. Do Grupo E avançaram Londrina e Atlético e do F avançaram Coritiba e Operário. Paraná Clube ou Cascavel terão como adversários Londrina e Coritiba na terceira fase.