Cotidiano

A duas semanas do Show Rural, sobram vagas em hotéis

Uma das melhores datas para a rede hoteleira de Cascavel e região, o Show Rural já garantiu a reserva de 70% dos cerca de 4 mil leitos na cidade para a semana do evento, de 4 a 8 de fevereiro.

A expectativa do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Oeste do Paraná é de que a ocupação alcance 95% dos quartos. “Ano passado fechamos 95% e esperamos repetir isso em 2019. Há hotéis que ainda têm vagas. A exemplo do ano passado, acredito que não haverá falta, pois sempre há vagas disponíveis para emergências”, estima o presidente do sindicato, Marcos Marchiore.

Com 236 apartamentos, o hotel em que Avani Leite trabalha já está lotado: “O nosso movimento aumenta 100% nesta época, é a melhor do ano para o ramo”.

Segundo ela, algumas reservas foram feitas ainda no fim do Show Rural passado e as “mais recentes” foram confirmadas em setembro do ano passado. “Nossos clientes do Show Rural são bem adiantados e fazem tudo com bastante tempo para chegar aqui e estar tudo certinho”.

Cidade cheia

E se o Parque Tecnológico Coopavel fica cheio, a cidade também. “O movimento em toda a região chega a crescer quase 100%. Boa parte da estrutura de comércio da cidade é pensada para o Show Rural. As empresas fazem de tudo para atender bem e deixar uma lembrança boa para os visitantes”, explica o presidente do Sindilojas, Leopoldo Furlan.

35% de acréscimo

A receita dos hotéis e demais locais de hospedagens tem um aumento considerável nesta época do ano. “Devido ao Show Rural temos um acréscimo de 25% a 35% na receita dos hotéis. Essa época é muito boa, pois infelizmente a taxa de ocupação no restante do ano é muito baixa”, explica o presidente do Sindicato dos Hotéis, Marcos Marchiore.

Em um hotel tradicional de Cascavel, apenas 10% dos 106 apartamentos não têm reserva para o Show Rural. “O movimento já aumenta bastante. Quase todos os quartos estão reservados. É a nossa melhor época”, conta a gerente-geral Vera Lúcia Diordani.

E, para atender a esse público de fora, os hotéis acabam reforçando sua equipe, garantindo trabalho a quem está precisando: “Todos os estabelecimentos contratam colaboradores temporários para o período do Show Rural. Esse é um dos diferenciais de trabalho nesta época do ano”, explica Marchiore.

Vida noturna agitada

E se de dia o ritmo é intenso, a noite é para relaxar. E opções não faltam. Nesta época, o faturamento de bares, restaurantes e churrascarias cresce 20%.

Mauro Scarpott é gerente de uma churrascaria na Avenida Brasil e projeta um crescimento de 30% no movimento: “Vamos contratar mais quatro funcionários para a semana do Show Rural. Esperamos receber mais de 400 pessoas por dia só para almoçar”.