Esportes

A casa do caratê

Milenar modalidade de arte marcial que atualmente engloba vários estilos, o caratê está voltando às origens com a cidade de Cascavel como “casa” do estilo tradicional na região Oeste do Estado. Neste sábado, cerca de 200 caratecas estarão no município para as disputas da Taça Cidade de Karatê, evento que será realizado no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto e que faz parte da programação festiva alusiva ao aniversário de Cascavel.

Atletas de 4 a 60 anos de idade de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Cafelândia, Nova Aurora, Corbélia, Ubiratã, Umuarama, Medianeira e Santa Tereza do Oeste devem participar da competição, que terá início às 9h e a abertura oficial às 17h, com apresentações da banda do Exército e do grupo cascavelense de Taikô.

De acordo com o professor Volmir Mazieiro, da Academia Dojô de Karatê Shotokan e organizador da Taça Cidade, as disputas do estilo tradicional democratizam o esporte, pois opõem caratecas por faixas nos combates, além da idade. São apenas duas divisões: de faixa branca à faixa laranja e da faixa verde à faixa preta. Nos demais estilos do esporte, os combates também são subdivididos por peso.

“Agradeço antecipadamente a presença do presidente da Federação Tradicional Paranaense de Karatê-Do, Antônio Edoardo Neto, que é 5º Dan no esporte e virá de Curitiba nos prestigiar, e também da secretaria de Esporte e Lazer”, diz Mazieiro, recém-nomeado diretor da Região Oeste da Federação Tradicional.