Cotidiano

87 mil cascavelenses imunes à gripe

A partir da próxima segunda-feira (23) começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que segue até 1º de junho. Em Cascavel, a expectativa é de que 87.961 pessoas sejam imunizadas neste período. Já entre os 25 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde 154.940 pessoas devem receber a vacina durante a campanha.

Todos os anos o Ministério da Saúde define grupos prioritários para imunização. Por conta disso, nesta campanha poderão ser vacinadas crianças entre seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas, profissionais da saúde (pública e privada), professores, indígenas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Números

Antes mesmo do início da campanha, o Paraná já registra 21 casos de Influenza, e quatro mortes por gripe desde janeiro, a mais recente delas ocorrida em Curitiba, na segunda-feira (9). A vítima foi um homem, que faleceu em decorrência do vírus H1N1. Este óbito, no entanto, ainda não consta nas estatísticas oficiais da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde).

Os outros três óbitos ocorreram em Santa Izabel d’Oeste (1), Foz do Iguaçu (1) e Ampére (1). Em Cascavel, foi confirmado um caso de Influenza B, e nenhuma morte.

Grupos prioritários

-Crianças entre seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias;

-Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas com doenças crônicas;

– Gestantes;

– Puérperas, até 45 dias após o nascimento do bebê;

– Profissionais de saúde da rede pública ou privada;

– Professores de escolas públicas ou privadas;

– População indígena;

– População carcerária e funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens entre com 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.