Variedades

6 sobremesas gostosas e saudáveis para o fim de ano

Tem brigadeiro vegano e até brownie sem glúten para você que é saudável e, mesmo assim, quer comer doce no Natal ou ano-novo

O fim de ano é uma ótima época para se esbaldar nos pratos e sobremesas do Natal e do ano-novo. A situação fica um pouco mais complicada para quem está de dieta ou quer dar uma reduzida no consumo de produtos industrializados. A boa notícia é que é possível fazer sobremesas mais saudáveis e ao mesmo tempo gostosas. Confira abaixo algumas dessas receitas que você pode utilizar nas festas e, de quebra, ficar com menos peso na consciência.

1. Creme de manga com coco

Ingredientes:

Um punhado de coco ralado

1 manga

Folhas de hortelã ou gengibre para decorar

Modo de preparo:

Bata o coco no liquidificador para, em seguida, bater a manga sem água, até que ela se transforme em um creme. Com uma parte do creme de manga, você pode misturar com o coco e formar as camadas para decorar o doce. Depois é só servir gelado e curtir esse delicioso creme de manga com coco.


2. Sorbet de damasco e maracujá

Ingredientes:

200 g de damascos secos

600 ml de água

4 colheres (sopa) de suco de limão

½ xícara de suco de laranja

½ xícara de suco de maracujá

Modo de preparo:

Para cozinhar os damascos secos, é necessário fazê-lo em uma panela fechada por 15 minutos. A água deve estar fervida e o fogo, baixo, para adicionar a fruta. Em seguida, separe duas xícaras da água do cozimento (cerca de 500 ml), para bater junto com os damascos e os sucos de limão, laranja e maracujá no liquidificador.

Depois, coloque em uma tigela e leve ao freezer durante uma hora. Bata em uma batedeira profissional ou convencional e volte novamente ao freezer. Faça esse processo três ou quatro vezes a cada hora. Por fim, é só servir o sorbet logo após a última batida.


3. Brownie sem glúten

Ingredientes:

2 xícaras de farinha sem glúten

2 xícaras de água

1 xícara de açúcar mascavo

3 ovos

½ xícara de cacau em pó 50%

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Essa receita é fácil de fazer e vai ficar muito gostosa. bata os ovos e o açúcar no liquidificador. Em seguida, intercale as xícaras de água e de farinha. Quando a mistura estiver homogênea, coloque o cacau. Por fim, deixe no forno durante 20 minutos em uma forma untada com azeite. Depois é só servir o brownie sem glúten.


4. Brigadeiro sem glúten, sem lactose e vegano

Ingredientes:

1 vidro de leite de coco

3 tâmaras

1 banana-prata madura

2 colheres de sopa de cacau em pó puro

1 colher de sopa de amaranto em flocos

1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara

Modo de fazer:

Imagine comer no ano-novo uma sobremesa dessas. Um brigadeiro sem glúten, sem lactose e vegano pode ficar delicioso, pode acreditar. Primeiro, você precisa amassar a banana e picar as tâmaras. Em seguida, misture-as com os demais ingredientes da receita em uma tigela e leve ao fogo médio. Depois de engrossar e esfriar, coloque a mistura no congelador durante 30 minutos.


5. Bolo de laranja com nozes

Ingredientes:

120 ml de suco de laranja

1 ovo

3 xícaras de chá de mix farinha para bolos Aminna – bolo de laranja

6 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de nozes trituradas

Modo de preparo:

Primeiro, bata todos os ingredientes no liquidificador – com exceção das nozes. Forre uma assadeira com um papel Dover Assa+Leve e preaqueça o forno a 200 graus. Deixe por 20 a 25 minutos ou até que você perceba que terminou de assar. Por fim, é só jogar suco de duas laranjas no bolo ainda quente e enfeitar com as nozes.


6. Creme brûlée de abóbora

Ingredientes:

½ xícara (chá) de leite desnatado

50 ml de creme de leite light

2 colheres (sopa) de purê de abóbora

2 colheres (sopa) de adoçante culinário

1 sachê de adoçante

Canela a gosto

Noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

Essa receita rende duas porções. Primeiro, cozinhe a abóbora no vapor. Para que ela fique lisa, passe em uma peneira. Ferva o leite com creme de leite light em uma panela e junte a canela, a noz-moscada e o adoçante. Acrescente o purê e deixe por mais 10 minutos para ferver. Antes de colocar na geladeira, divida em pequenas formas e cozinhe em banho-maria por 20 minutos. Antes de servir, salpique adoçante e finalize com maçarico culinário.